Projeto Cosmos apresenta novos painéis gerenciais de execução orçamentária

Ferramentas agregarão maior eficiência e qualidade à aplicação de recursos no MPU
publicado: 04/05/2022 14h06 última modificação: 04/05/2022 15h03
Foto: Ubirajara Machado/MPT

A equipe técnica do Projeto Cosmos apresentou, na tarde desta terça-feira (3/5), as novas versões dos painéis gerenciais de gestão orçamentária e financeira do Ministério Público da União (MPU). As ferramentas foram remodeladas de modo a agregar maior eficiência, otimização e qualidade à aplicação de recursos institucionais. A apresentação ocorreu durante a reunião inaugural do grupo responsável pela implantação, sustentação e evolução do sistema Cosmos no MPU, que começou na segunda-feira (2/5) e vai até quinta-feira (5/5).

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, parabenizou a equipe que criou as novas versões das ferramentas. “Realmente, impressiona. Primeiro por ser um produto feito pelos servidores da Casa”, destacou, enfatizando também a importância do projeto. “É uma iniciativa que coloca em evidência os princípios da Administração Pública – publicidade, moralidade e eficiência – porque tem uma necessidade de modernizar o MPU, cada vez mais inserido em um mundo informatizado de tecnologia”, elogiou.

Os painéis foram apresentados pelo servidor Danny de Castro Soares, gerente técnico de Business Intelligence do Projeto Cosmos, que destacou inovações implementadas, como um maior detalhamento de dados, com recortes direcionados a prioridades de gestão, à constante atualização das informações e à possibilidade de gerar projeções para o futuro. Além dele, estavam presentes servidores envolvidos diretamente nas atualizações do MPT Cosmos, como o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPT, Felipe Andres, e a gerente-executiva do Projeto Cosmos, Fabíola Basset Figueiredo.

“Preciso deixar registrada a minha alegria em ver uma equipe formada por servidores de todos os ramos do MPU, trabalhando em busca do mesmo objetivo. E nós temos que verdadeiramente parabenizar, em primeiro lugar, a equipe do Ministério Público do Trabalho, que desenvolveu este sistema”, disse a secretária-geral do MPU, Eliana Torelly. “E mais ainda saber que é prata da casa, que isso foi gestado aqui, está sendo desenvolvido aqui, não existe no mercado algo parecido e que esteja tão bem adaptado às nossas necessidades”, acrescentou.