Prorrogada inscrição para curso na PRT-4 sobre novos horizontes de investigação

Prazo para se inscrever vai até dia 14 de outubro. Atividade também vai trabalhar os temas processo eletrônico e inteligência computacional.
publicado: 29/09/2016 11h35 última modificação: 31/03/2017 17h20

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou as inscrições para o curso presencial “Processo Eletrônico, inteligência computacional e novos horizontes de investigação - Turma 4”, voltado para membros e servidores da PRT-4. A atividade acontece em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), entre os dias 26 e 28 de outubro.

O prazo para se inscrever vai até as 12h do dia 14 de outubro pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Estão sendo oferecidas 20 vagas para membros e 20 para servidores da PRT-4.  A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O objetivo do treinamento é examinar modelos de tramitação integralmente eletrônica do inquérito civil. Além disso, busca problematizar as variáveis celeridade, transparência e gestão de informações estratégicas; e conhecer formas de acesso a bancos de dados e cruzamento de elementos que possam agilizar e conceder maior eficácia às investigações.

Durante o curso, serão abordados, entre outros tópicos: introdução ao processo eletrônico, inteligência computacional e novos horizontes de atuação; conceitos de tecnologia da informação úteis ao operador do direito; uso de dados e informações obtidas em meio eletrônico; acesso a dados brutos x acesso / produção de informações e de conhecimentos relevantes; mapeamento de bancos de dados de natureza pública; inteligência computacional e inovações no âmbito da tutela coletiva: a experiência da Coordenadoria de Análise e Pesquisa de Informações do MPT; processo eletrônico, mundo digital e função judicante; mundo digital e Teoria Geral do Processo; provas em meio digital: redes sociais, ferramentas de comunicação instantânea e outros meios eletrônicos; intimidade e privacidade no mundo digital; e técnicas de cruzamento de dados.

As aulas serão ministradas pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano de Assis e pelo juiz do Trabalho Tabajara Medeiros de Rezende Filho.

A ESMPU e a PRT4 não se responsabilizarão pelo custeio de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas dos participantes. Para receber certificado é necessária frequência mínima de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo