Notícias

Proteção dos direitos infanto-juvenis é tema de curso em Brasília

Ministrada pela professora italiana Rosalia Sanicola, a atividade vai formar operadores do Sistema de Garantia de Direitos para atuar com as chamadas redes sociais na preservação do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.
publicado: 17/11/2008 14h23 última modificação: 31/03/2017 17h23

Para garantir o direito à convivência familiar e comunitária, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, as instituições que atuam no chamado Sistema de Garantia de Direitos, em especial o Ministério Público, vêm trabalhando em ações inovadoras. Uma delas é o uso das redes sociais como estratégia de prevenção ao abrigamento de crianças e adolescentes ou de reinserção à família. Esse é o tema do curso de aperfeiçoamento O Trabalho com as Redes Sociais, que será realizado de 24 a 28 de novembro em Brasília (DF).

Entende-se por rede social o conjunto de instituições que, além da família, integram e influenciam a vida e a formação das pessoas, como a escola, a vizinhança, as associações, as igrejas, os clubes etc. Para falar sobre o assunto, foi convidada a professora da Universidade de Parma, na Itália, Rosalia Sanicola, formada em trabalho social, mestre em ciência da educação e especialista no campo de redes sociais.

Reconhecida pelo aperfeiçoamento técnico da equipe da Vara da Infância de São Caetano do Sul (SP) na atuação com redes sociais, Sanicola participará do curso com o objetivo de formar multiplicadores para o desenvolvimento de projeto semelhante no Distrito Federal. Com isso, o público de Brasília poderá aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o tema e receber formação técnica.

As 30 vagas disponíveis estão distribuídas da seguinte forma:

  • 10 para membros do MPDFT;

  • 12 para servidores do MPDFT;

  • 4 para outros órgãos da Justiça; e

  • 4 vagas para público externo.

São 20 horas-aula divididas em palestras diárias. Entre os temas em discussão estão redes sociais primárias e secundárias, ajudas natural e profissional, família na abordagem de rede e políticas sociais.

As inscrições seguem até as 10h do dia 19 de novembro, somente pela internet, no endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições e Resultados”. Participantes com 75% de freqüência mínima na atividade receberão certificado emitido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo.

Confira a programação.

Serviço

Curso de aperfeiçoamento “O Trabalho com as Redes Sociais”

Quando: de 24 a 28 de novembro

Onde: Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude - SEPN 711/911, Lote B, sala 116 – Brasília (DF)

Vagas: 30 (distribuídas conforme o edital)

Inscrições: até 19 de novembro

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300