Publicado o edital do 1º Processo Seletivo de Estagiários da ESMPU

Seleção destina-se à formação de cadastro reserva e é voltada para estudantes de nível superior das áreas de administração, biblioteconomia, engenharia civil, jornalismo, letras, pedagogia e informática. Pré-inscrição deve ser feita entre os dias 21 de março e 5 de abril.
publicado: 15/03/2012 18h32 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) publicou nesta quinta-feira, 15 de março, edital de abertura de seu Processo Seletivo de Estagiários. A seleção destina-se à formação de cadastro de reserva e é voltada para estudantes de nível superior das áreas de administração, biblioteconomia, engenharia civil, jornalismo, letras, pedagogia e informática (áreas de tecnologia da informação e análise de sistemas).

Os selecionados realizarão estágio em áreas cujas atividades sejam correlatas ao seu curso de formação. Eles cumprirão jornada semanal de 20 horas e receberão bolsa estágio no valor de R$ 800, além de auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Também ficam asseguradas aos estagiários a concessão de seguro contra acidentes pessoais e a obtenção de termo de realização de estágio.

Poderão participar estudantes devidamente matriculados e com frequência regular em curso de educação superior oferecido pelas instituições de ensino conveniadas com a ESMPU. Além disso, é necessário que o estudante tenha concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos do curso, independentemente do semestre em que esteja formalmente matriculado.

Os interessados deverão realizar pré-inscrição no período compreendido entre as 17h do dia 21 de março até as 17h do dia 5 de abril, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, clicando no banner “1º Processo Seletivo de Estagiários”, localizado à direita da página. O candidato deverá preencher as duas páginas do formulário eletrônico, informando, entre outros dados, o nível de escolaridade, o curso e a instituição de ensino.

A confirmação das inscrições ocorrerá no Edifício-Sede da ESMPU (SGAS Av. L2 Sul, Quadra 604, Lote 23 Brasília-DF), entre os dias 9 e 13 de abril, das 12h às 18h. Os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: carteira de identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); declaração de escolaridade e de semestre em que esteja matriculado, expedida pela instituição de ensino; histórico escolar detalhado e atualizado; comprovação de conclusão de pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos exigidos, caso o histórico escolar não especifique; laudo médico, se for candidato portador de deficiência; declaração específica, caso queira participar da seleção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais; e instrumento de mandato, se a inscrição for feita por meio de procurador.

ProvasA aplicação das provas está prevista para o dia 27 de abril, com duração de três horas. Para as áreas de administração, biblioteconomia, engenharia civil, pedagogia e informática, serão aplicadas 10 questões objetivas de língua portuguesa e 10 questões objetivas de conhecimentos específicos, com pesos 1 e 2, respectivamente. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 50% de acertos nas duas provas.

No caso dos estudantes de jornalismo e letras, as provas terão peso 1 e contarão com 10 questões objetivas de conhecimentos específicos e uma redação, valendo 10 pontos, que consistirá na elaboração de um texto de até 30 linhas sobre tema da atualidade. Nesse caso, serão aprovados os candidatos com 50% de acertos nas provas de conhecimentos específicos e 50% de aproveitamento na redação.

O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data da assinatura do edital de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do diretor-geral da ESMPU.

Clique aqui para consultar o edital e o conteúdo programático.