Qualidade de vida no trabalho é tema de curso a distância

A atividade é voltada para servidores do Ministério Público da União e será realizada no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU no período de 20 de maio a 1º de julho. As inscrições seguem até as 12h do dia 5 de maio.
publicado: 20/04/2015 14h59 última modificação: 31/03/2017 17h20

De 20 de maio a 1º de julho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará o Curso de Aperfeiçoamento “Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)”, na modalidade de educação a distância. A atividade tem como objetivo embasar teórica e criticamente os participantes em relação à construção histórica de conceitos e práticas de qualidade de vida do trabalho, além de capacitá-los na elaboração e no gerenciamento de programas e projetos relacionados ao tema.

A ESMPU oferece 42 vagas para servidores do MPF, 33 para servidores do MPT, 16 para servidores do MPDFT e quatro para servidores do MPM. As inscrições devem ser feitas até as 12h do dia 5 de maio, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar, é necessário ter disponibilidade mínima de seis horas semanais para dedicação às atividades, possuir conhecimentos básicos de Internet e contar com facilidade de acesso a banda larga.

Conteúdo – Entre os temas estudados no curso de 60 horas-aula estarão as definições e os conceitos iniciais da qualidade de vida; a implantação de programas de QVT; a importância dos programas de QVT para as organizações; os modelos de gestão de QVT; o estresse ocupacional; a segurança e os acidentes de trabalho; a gestão ambiental e a QVT; as abordagens hegemônica e contra hegemônica de QVT; a política de QVT ancorada na ergonomia da atividade; e a psicodinâmica do trabalho.

Servidores com 85% de frequência mínima nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.