Quer participar do TEDxESMPU Countdown? Confira as regras do edital de chamamento de ideias

As inscrições de 24 de abril a 5 de maio. Podem participar todos os colaboradores do Ministério Público brasileiro e do sistema de Justiça, além da sociedade civil
publicado: 14/04/2023 15h24 última modificação: 14/04/2023 18h36

Que tal mergulhar em suas jornadas, histórias e pesquisas e compartilhar com o mundo aquela ideia impactante e única, de forma isenta, democrática e humana? De 24 de abril a 5 de maio, estarão abertas as inscrições do processo seletivo de palestrantes do TEDxESMPU Countdown, que será realizado no dia 30 de agosto, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília.

Com o tema "Lançar luzes sobre o nosso amanhã”, meio ambiente, sustentabilidade e regeneração de ecossistemas serão pauta desta edição, cujo propósito é promover um futuro mais justo e abundante para as próximas gerações. O evento terá duração de um dia e reunirá palestrantes de grande influência local, regional e nacional na comunidade acadêmica da ESMPU, com a finalidade de compartilhar experiências de forma impactante, inspiradora e multidisciplinar.

Podem se inscrever todos os colaboradores do Ministério Público brasileiro e do sistema de Justiça, além da comunidade acadêmica, incluindo a sociedade civil. Os participantes que atenderem os critérios de seleção e forem classificados, segundo a avaliação da equipe TEDxESMPU Countdown e do Conselho Curador, serão selecionados como palestrantes voluntários, uma vez que o TED não autoriza a remuneração de palestrantes. Confira abaixo algumas regras para participar do evento.

Inscrição – No ato da inscrição, dados pessoais do candidato serão solicitados, para que a equipe do TEDxESMPU Countdown e do Conselho Curador possa conhecê-lo melhor, bem como a atividade que exerce e a ideia que deseja apresentar.

É facultado o upload de um vídeo de até 2 minutos com uma legenda padrão. Essa etapa não é obrigatória, mas sim classificatória. O vídeo deve ser breve e objetivo, porém instigante, e apresentar a ideia de maneira clara e sucinta, para que seja avaliado de acordo com os critérios de seleção. Também precisa conter alta resolução e boa qualidade de visualização (no mínimo 1920×1080 pixels).

Etapa eliminatória – A finalidade do evento é compartilhar ideias de impacto e não promover pessoas. Todas as propostas serão submetidas a um Conselho Curador, formado por integrantes anônimos, que avaliarão se os conteúdos atendem os critérios previstos em edital. Novas vozes e novos olhares terão preferência, visto que o TED busca trazer à luz novos pensamentos, em vez de palestrantes profissionais.

Não serão aceitas propostas de palestras com conteúdo comercial, agendas de teor religioso e político ou retóricas inflamadas, e ideias ou abordagens consideradas pseudocientíficas.

Etapa preparatória – Esta etapa consiste na organização e no treinamento dos palestrantes, para que estejam aptos a estruturar suas apresentações na metodologia de palestras do TED e do TEDxESMPU Countdown. O treinamento acontece de forma remota em duas etapas: a primeira, uma aula de 4 horas, a ser realizada no dia 25 ou 26 de maio. A segunda contempla 10 horas de treinamento individualizado, entre os meses de junho e agosto, de acordo com a agenda do capacitador contratado. Entre as habilidades a serem desenvolvidas estão: oratória, organização de ideias, definição da mensagem, construção da narrativa, desenvolvimento de clímax e técnicas para tornar discursos mais envolventes.

O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 19 de maio, na página oficial do TEDxESMPU Countdown escola.mpu.mp.br/tedxesmpu e na rede social Instagram @tedxesmpu.

Tem dúvidas? Consulte o FAQ, disponível no site oficial do evento. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail tedxesmpu@gsuite.escola.mpu.mp.br.

Confira na íntegra o Edital.