Reabertas as inscrições do seminário sobre vivência de juízas afegãs até retomada do poder pelo Talebã

Encontro presencial será em 27 de abril, das 8h30 às 18h, na sede da ESMPU, para membros e servidores do MPU
publicado: 20/04/2022 18h55 última modificação: 20/04/2022 19h19
Ilustração

Foram reabertas as inscrições, até as 12h de 25 de abril, para o seminário “Realidade afegã: vivência das juízas muçulmanas, legislação e funcionamento do Judiciário do Afeganistão até a retomada do poder pelo Talebã”. A atividade ocorre em 27 de abril, das 8h30 às 18h, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), e visa discutir a proteção internacional de mulheres e debater o fenômeno do multiculturalismo sob a perspectiva feminista. Inscreva-se.

Foram destinadas 20 vagas para membros e servidores do MPU, sem custeio de participação. O evento vai analisar o caso do resgate de juízas afegãs pelo Estado brasileiro durante a crise humanitária no Afeganistão. A orientadora pedagógica é a procuradora da República Tatiana Dornelles. Confira a programação.

A iniciativa é uma parceria da ESMPU com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e integra o curso de aperfeiçoamento "Perspectiva internacional da proteção às mulheres – estudo de caso das juízas afegãs", que ocorre nos dias 26, 27 e 28 de abril. O seminário contará com a participação das juízas Renata Gil de Alcantara Videira (presidente da AMB), Julianne Marques (secretária-geral da AMB) e Maria Domitila Manssur e de magistradas afegãs acolhidas pelo Brasil.

Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Terão preferência os candidatos que atuem em matéria relacionada à temática e, no ano letivo, ainda não tenham participado de atividade acadêmica oferecida pela ESMPU. Para participar é preciso ter disponibilidade no dia e horário da atividade.

Medidas sanitárias – A utilização de máscaras de proteção facial seguirá o estabelecido pelo Poder Executivo local, nos termos da Portaria ESMPU n. 30/2022. Recomenda-se, contudo, seu uso em virtude da persistência dos riscos relativos ao coronavírus.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: “Realidade afegã: vivência das juízas muçulmanas, legislação e funcionamento do Judiciário do Afeganistão até a retomada do poder pelo Talebã”
Inscrição: até as 12h de 25 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 27 de abril, das 8h30 às 18h
Modalidade: presencial