Reabertas as pré-inscrições do 2º Processo Seletivo de Estagiários

Novo prazo segue até as 12h do dia 9 de outubro. Confirmação das inscrições será feita nos dias 10 e 11 de outubro, na sede da ESMPU. Candidatos que já entregaram documentação permanecem inscritos no concurso.
publicado: 24/09/2013 18h47 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) reabrirá nesta quarta-feira, 25 de setembro, as pré-inscrições para o Processo Seletivo de Estagiários.

A seleção destina-se à formação de cadastro reserva e é voltada para estudantes de nível superior das áreas de administração, arquitetura, biblioteconomia, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, desenho industrial, engenharia civil, letras (português), pedagogia, tecnologia da informação – desenvolvimento de sistemas e tecnologia da informação – suporte técnico.

O período de pré-inscrição segue até as 12h do dia 9 de outubro, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, clicando no link “Estágio na ESMPU”, localizado no menu à esquerda da página.

Poderão participar estudantes devidamente matriculados nas instituições de ensino conveniadas com a ESMPU. Além disso, é necessário que o estudante tenha concluído, no período da inscrição, pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso superior. Alunos que concluirão o curso no 1º semestre de 2014 ficam impedidos de participar do concurso.

Os selecionados cumprirão jornada semanal de 20 horas e receberão bolsa estágio no valor de R$ 800, além de auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Também ficam asseguradas aos estagiários a concessão de seguro contra acidentes pessoais e a obtenção de termo de realização de estágio.

Confirmação das inscrições – Os dias 10 e 11 de outubro, no horário das 12h às 18h, será destinado à confirmação das inscrições. Os candidatos deverão comparecer à sede da ESMPU (SGAS Av. L2 Sul, Quadra 604, Lote 23 – Brasília-DF), no horário das 12h às 18h, portando a seguinte documentação: documento de identidade com foto (original e cópia); CPF (original e cópia); declaração atualizada de escolaridade (original ou eletrônica), expedida pela instituição de ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado; histórico escolar detalhado e atualizado (original ou eletrônico), em que constem o total da carga horária ou dos créditos exigidos para conclusão do curso e o total da carga horária ou dos créditos cursados; laudo médico, caso declare ser pessoa com deficiência; declaração específica, caso queira participar da seleção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais; e instrumento de mandato, se a inscrição for realizada por procurador.

As demais condições de realização do certame ficam mantidas. Os candidatos que já confirmaram a inscrição permanecem inscritos no concurso.

ProvasA aplicação das provas está prevista para as 14h do dia 25 de outubro, com duração de três horas. As provas objetivas contarão com 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de conhecimentos básicos (língua portuguesa) e 10 de conhecimentos específicos de cada área, com pesos 1 e 2, respectivamente. Também será aplicada prova discursiva, valendo 10 pontos, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre tema da atualidade. Para ter a prova discursiva corrigida, os candidatos deverão obter 15 pontos nas provas objetivas. A nota final no processo seletivo será a soma algébrica das notas obtidas nas provas objetivas e na prova discursiva.

O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data da assinatura do edital de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do diretor-geral da ESMPU.

Confira a lista de instituições conveniadas com a ESMPU:

• Centro Universitário de Brasília – UNICEUB;

• Faculdade Anhanguera de Brasília – FAB;

• Faculdade de Tecnologia - Senac – SENAC;

• Faculdade Fortium;

• Faculdade JK (Guará);

• Faculdade Projeção (Ceilândia) – GUATAG;

• Faculdade Projeção (Guará) – UNESBA;

• Faculdade Projeção (Taguatinga) – BCEC;

• Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB;

• Instituto de Ensino Superior Planalto – IESPLAN;

• Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico – FACITEC;

• Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima – FATIMA;

• União Educacional de Brasília – UNEB;

• Universidade Católica de Brasília – UCB;

• Universidade de Brasília – UnB;

• Universidade Metodista de São Paulo – UMESP;

• Universidade Paulista – UNIP.

Clique aqui para consultar o edital e o conteúdo programático.