Recife sediará 1º Encontro da Rede Ibero-americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico Humano

Atividade será realizada na sede da Procuradoria Regional da República da 5ª Região e contará com a presença do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e de representantes de outros 12 países.
publicado: 19/09/2012 15h49 última modificação: 31/03/2017 17h29

Nos dias 20 e 21 de setembro, acontecerá no Recife (PE) o 1º Encontro da Rede Ibero-americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico Humano, que tem o objetivo de facilitar as investigações transnacionais contra o tráfico de seres humanos. A atividade, promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com apoio da Assessoria de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria Geral da República (PGR), será realizada na sede da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5).

Estarão presentes no encontro o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e representantes dos Ministérios Públicos de outros 12 países: Argentina, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai. Também participarão representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Rede Ibero-Americana de Cooperação Jurídica Internacional (IberRede). Na ocasião, serão discutidas estratégias de investigação e persecução criminal dos traficantes, bem como instrumentos de atenção e de proteção às vítimas.

A Rede Ibero-americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico Humano foi criada durante a 2ª Cúpula Ibero-americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico de Seres Humanos, em Santiago do Chile, em setembro de 2011, por meio de um protocolo de cooperação interinstitucional assinado pelos procuradores-gerais membros da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos (AIAMP).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional da República da 5ª Região