Respeito e Diversidade: projeto reconhece boas práticas de instituições parceiras

Cerimônia será em 13 de dezembro, às 17h, no CNMP. Haverá entrega de selo de prestígio às instituições, bem como o anúncio de novas parcerias e atividades para 2022
publicado: 02/12/2021 16h47 última modificação: 02/12/2021 16h52
Ilustração

Com o objetivo de comemorar o primeiro aniversário do projeto Respeito e Diversidade, uma iniciativa da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Nacional do MP (CNMP), será realizada uma cerimônia de reconhecimento às boas práticas de unidades do MP, associações e entidades aderentes ao projeto. O evento ocorre em 13 de dezembro, às 17h, no plenário do CNMP.

Na oportunidade, será conferido o selo de prestígio a essas instituições, cujas ações têm pertinência aos propósitos do Respeito e Diversidade. A entrega contemplará 18 unidades do MP e 7 instituições parceiras. Participarão da cerimônia o presidente do CNMP, Augusto Aras; o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins; o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux; além de conselheiros do CNMP e representantes da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Ainda durante o encontro, que será transmitido pelo canal oficial do CNMP no YouTube, será formalizada uma parceria com o CNJ, por meio de assinatura de termo de adesão. As instituições divulgarão as atividades que serão realizadas em conjunto. Outra iniciativa a ser divulgada é a promoção de curso sobre liberdade de expressão, realizado em colaboração com a Conib e a OAB/DF. A mediação da cerimônia estará a cargo do apresentador, ator e cantor Esdras de Lúcia.

Projeto Respeito e Diversidade – Lançado em 10 de dezembro de 2020, o projeto Respeito e Diversidade tem o objetivo de promover ações interinstitucionais voltadas a contribuir com a reflexão, discussão e iniciativas que promovam a cultura do respeito à diversidade humana, ao pluralismo de ideias e às opiniões sobre aspectos sociais, políticos, de gênero, de raça, de credo, entre outros.

Ao longo de 2021, além de premiações, o projeto realizou e apoiou a execução de ações com o apoio de parcerias, com vistas à disseminação da cultura antidiscriminatória e o fomento de conhecimento por meio de cursos, seminários e podcasts, envolvendo comissões do CNMP, unidades ministeriais e a sociedade civil brasileira.

Cerimônia de entrega do Selo Respeito e Diversidade
Data: 13 de dezembro
Local: Plenário do CNMP
Transmissão: canal do CNMP no YouTube

*Com informações do CNMP.