Respeito e Diversidade são pauta de projeto conjunto entre CNMP, MPF e ESMPU

Iniciativa foi lançada nesta quinta-feira, 10 de dezembro, e tem como objetivo promover a cultura do diálogo e da tolerância
publicado: 11/12/2020 09h33 última modificação: 14/12/2020 12h10

“O princípio da dignidade é inerente à pessoa humana e ao fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”. Com essa afirmação, o procurador-geral da República, Augusto Aras, deu início à solenidade de lançamento do projeto Respeito e Diversidade, na tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro, marcando o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Promovido pelo CNMP em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a campanha tem como objetivo reunir instituições de diversos segmentos para disseminar, segundo um conjunto de iniciativas, a cultura do diálogo, do respeito e do pluralismo de ideias.

No discurso de abertura, Aras agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da democracia. “Entre os nossos pilares jurídicos, prezamos pela tolerância e pelo respeito, prezamos pelos valores que formam a sociedade. O MP brasileiro é também uma instituição indutora e promotora da defesa das garantias dos direitos humanos e da concretização da cidadania para todos”, pontuou.

Segundo o procurador-geral, o projeto Respeito e Diversidade tem o condão de “reforçar o compromisso pela defesa da dignidade da pessoa humana, pelo combate a todas as formas de discriminação, diante do desafio de avançar na ressignificação da diversidade e da construção de uma sociedade livre, justa e fraterna”. Aras destacou, ainda, que irá percorrer todo o país na intenção de convidar parceiros para a campanha, seguindo o entendimento de que “no ambiente em que há respeito à diversidade, há liberdade e oportunidade para todos”.

Ao final do evento, dez instituições assinaram como os primeiros parceiros do projeto: Faculdade Zumbi dos Palmares, Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e do Entorno, Elas Pedem Vista, Instituto Justiça de Saia, Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ministério Público Militar (MPM), Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento dos Ministérios Públicos (CDEMP) e Defensoria Pública da União.

Projeto – Para disseminar e promover as boas práticas sobre o tema, uma campanha será lançada em 2021. As instituições parceiras irão realizar eventos, cursos e rodas de conversa que tenham como tema o respeito e a diversidade. O projeto também prevê um prêmio para reportagens que tratem de respeito e diversidade, a ser lançado no próximo ano.

Aberto à participação de instituições públicas, personalidades e representantes da sociedade civil, o projeto irá premiar, em sua primeira etapa, as iniciativas do Ministério Público na mesma temática, além de matérias de veículos nacionais de comunicação e iniciativas civis alinhadas ao tema.

Conheça o hotsite do projeto Respeito e Diversidade

Assista ao vídeo da solenidade de lançamento

Acesse o álbum de fotos

Fotos: Sérgio Almeida (Secom/CNMP).