Riscos psicossociais do trabalho é tema de curso para membros do MPT

Treinamento busca capacitar participantes sobre os riscos psicossociais do trabalho, origens, conceitos, formas e agravos, analisando cenário trabalhista brasileiro e conjuntura internacional
publicado: 26/01/2016 13h49 última modificação: 31/03/2017 17h26

Estão abertas as inscrições para o curso presencial “Riscos Psicossociais do trabalho e da defesa da saúde mental do trabalhador”, voltado para membros do MPT. Realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade busca capacitar os participantes sobre os riscos psicossociais do trabalho, origens, conceitos, formas e agravos, analisando o cenário trabalhista brasileiro e a conjuntura internacional. Além disso, pretende debater as questões relacionadas à saúde mental do trabalhador, especialmente diante das alterações do mundo do trabalho das últimas três décadas.

Os interessados poderão se cadastrar até as 12h do dia 03 de fevereiro pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. São 25 vagas e a seleção será por sorteio eletrônico. A atividade acontece entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março, em Brasília.

Durante três dias, os participantes terão aulas abordando: mundo do trabalho e relações de trabalho – ética, moral e saúde mental; assédio moral, ritmo, metas e precarização como fatores de risco e adoecimento; riscos psicossociais e saúde mental do trabalhador; sofrimento no trabalho e seus efeitos; prevenção e enfrentamento; loucura do trabalho e funções com riscos psicossociais mais intensos; influência de gênero, raça, origem e outros fatores que determinam discriminações nas relações de trabalho e no adoecimento mental dos trabalhadores; atuação das instituições de proteção da ordem jurídica - apresentação de casos reais, experiências e jurisprudência.

O curso terá a participação do jurista, doutor em Psicologia Social e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) José Roberto Heloani; da doutora em Psicologia, pesquisadora e Professora da Universidade de Brasília (UnB) Ana Magnólia Bezerra Mendes; e da auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Luciana Veloso Baruki.

A ESMPU arcará com o custo de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para aqueles com lotação fora de Brasília. Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital e programação na íntegra.