Rotas de Aprendizagem em Inovação abre inscrições para novas turmas do Jogo da LGPD

Serão duas turmas, com três horas-aula cada, para membros e servidores do MPU, MPs estaduais e CNMP. É preciso conhecimento prévio da LGPD e ter, preferencialmente, participado de algum curso introdutório sobre o tema
publicado: 23/02/2022 15h36 última modificação: 02/03/2022 18h55

Os jogos estão de volta! Membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) já podem se inscrever nas novas turmas do curso de aperfeiçoamento “Jogo da LGPD”, promovido pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Em março, serão duas turmas de 28 participantes na modalidade EaD síncrona, por meio de plataforma de videoconferência, com três horas-aula cada.

Este é o primeiro curso gamificado do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, cujas turmas I e II foram formadas no segundo semestre de 2021. O modelo da atividade permite a construção do conhecimento por meio de discussão, com alto engajamento dos participantes, ao se colocarem na posição de protagonistas da resolução dos desafios propostos – que são construídos para maximizar o aprendizado.

O objetivo da capacitação é que o participante consiga interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas; explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD; consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD; estabelecer relações entre casos simulados e situações do dia a dia; reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos; e compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD. O capacitador da atividade é o pesquisador Antonio Netto, e o orientador pedagógico é o assessor-chefe do InovaEscola, Sávio Neves do Nascimento.

Terão preferência os candidatos que atuem em matéria relacionada ao tema do curso. Para participar é preciso ter disponibilidade para acompanhar a atividade, acesso a computador e a internet banda larga, conhecimentos básicos de internet, conhecimento prévio da Lei Geral de Proteção da Dados Pessoais (LGPD) e ter participado do curso “Introdução à LGPD” da ESMPU ou similar.

Rotas de Aprendizagem em Inovação O curso integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU em temáticas ligadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição. O aluno que participar de todas as atividades previstas nas trilhas de aprendizagem do programa terá direito a certificação de reconhecimento. Saiba mais.

Jogo da LGPD - Turma III
Data: 9/3, das 15h às 18h