Rotas de Aprendizagem em Inovação: curso discute inteligência artificial na prática

Atividade síncrona ocorre entre 3 e 29 de maio, das 8h30 às 12h30, para membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais. Inscrições vão até 18 de abril
publicado: 10/04/2023 12h52 última modificação: 10/04/2023 16h54
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) está com as inscrições abertas, até as 12h de 18 de abril, para o curso de aperfeiçoamento "Inteligência Artificial na prática: machine learning" na modalidade EaD síncrona. Voltada para membros e servidores do Ministério Público da União (MPU), do Conselho Nacional do MP (CNMP) e dos Ministérios Públicos estaduais, a atividade ocorre no período de 3 a 29 de maio, das 8h30 às 12h30, por meio de plataforma de videoconferência com acesso via Moodle. Inscreva-se.

Machine learning é uma subárea da inteligência artificial que estuda o reconhecimento de padrões por meio de dados. A atividade se propõe a ensinar os participantes a utilizarem ferramentas e princípios de machine learning para melhorar processos, produtos e serviços. Para isso, faz-se necessário ter conhecimento prévio e prática em desenvolvimento de sistemas, uma vez que o foco da capacitação está na parte técnica para implementação de soluções no MPU.

Há 30 vagas disponíveis. Os interessados deverão submeter anteprojeto aos docentes, nos termos do cronograma, via Google Forms, até as 23h59 do dia 16 de abril. Para participar é preciso ter disponibilidade nos dias e horários de realização do curso, acesso a computador e a internet banda larga, além de conhecimentos básicos de internet. Os inscritos serão selecionados por classificação e terão direito a certificação mediante 85% de frequência mínima e nota 6 na avaliação de aprendizagem. O link de confirmação no Moodle será disponibilizado 15 minutos antes do início de cada aula.

Os capacitadores são o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Erick Muzart Fonseca e o analista de informática do Senado Federal Fernando Luiz Brito de Melo, ambos cientistas de dados. Os tutores são o profissional de TI com experiência nos setores bancário e de telecomunicações Jerônimo Avelar Filho, o desenvolvedor de software para web e celular Thiago Coelho Vieira e o analista e desenvolvedor de sistemas Antônio Willian Sousa. O orientador pedagógico é o analista de dados e business intelligence Leonardo da Costa Lopes.

Rotas de Aprendizagem em Inovação – O curso faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo Laboratório de Transformação da ESMPU (InovaEscola), cujo objetivo é promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU em temáticas ligadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição.

Mais informações podem ser obtidas por meio do edital, projeto pedagógico ou e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: curso de aperfeiçoamento "Inteligência Artificial na prática: machine learning"
Inscrição: até as 12h de 18 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17, 19, 22 e 29 de maio, das 8h30 às 12h30 – Tutorias: 23 a 26 de maio, das 10h às 12h30
Modalidade: EaD síncrona, por meio de plataforma de videoconferência