Seguem até 10 de agosto as inscrições para especialização em globalização, justiça e segurança humana

Parceria da ESMPU com as universidades de Bochum (Alemanha) e de Joanesburgo (África do Sul), atividade será ministrada na modalidade semipresencial. São 50 vagas para membros do MPU e representantes do Ministério das Relações Exteriores, da CGU, da Enap, da Cruz Vermelha e do Ministério da Defesa.
publicado: 15/07/2011 12h25 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização “Globalização, Justiça e Segurança Humana” - Turma 2011/2013. Iniciativa da ESMPU em parceria com a Universidade de Bochum (Alemanha) e a Universidade de Joanesburgo (África do Sul), o curso terá carga horária de 370 horas-aula* e duração de três semestres, com início em 29 de agosto. A atividade é gratuita e será ministrada na modalidade semipresencial, com 100 horas de aulas presenciais em Brasília (uma semana em cada semestre) e 270 horas distribuídas na etapa a distância, realizada no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.

O curso conta com 50 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• 30 vagas para membros do MPU, sendo 12 para o MPF, 8 para o MPT, 4 para o MPM e 6 para o MPDFT;

• 5 vagas para o Ministério das Relações Exteriores;

• 5 vagas para o Ministério da Defesa, sendo uma delas para o Centro de Inteligência do Exército (CIEx);

• 5 vagas para gestores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap);

• 3 vagas para a Controladoria Geral da União (CGU); e

• 2 vagas para a Cruz Vermelha Internacional.

Os candidatos devem ter proficiência na língua inglesa e diploma de curso superior, preferencialmente em área relacionada aos temas abordados no curso (direito, relações internacionais ou economia). A seleção será feita por análise curricular.

As inscrições podem ser feitas até as 13h do dia 10 de agosto, somente pelo site www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Caso não possua cadastro na ESMPU, o interessado deverá clicar na opção “Cadastre-se”, no menu à esquerda da página. Após efetivar a inscrição, o candidato deverá encaminhar currículo para o endereço eletrônico inscricoes@escola.mpu.mp.br ou para o fax (61) 3313-5170, mencionando o nome do curso. O resultado do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados no portal da Escola no dia 16 de agosto, a partir das 15h.

Programação – Com abordagem multidisciplinar, o curso estudará os desafios e as oportunidades que o fenômeno da globalização oferece à disseminação de valores políticos universais, como o estabelecimento de um espaço global democrático de distribuição de riquezas, a segurança internacional, a contenção de conflitos com reconciliação e preservação dos direitos das vítimas, além da garantia plena dos direitos humanos fundamentais por todos (confira a lista de disciplinas a serem estudadas em cada semestre).

O objetivo é capacitar profissionais para tratar de problemas complexos relacionados à globalização e delinear conhecimentos sobre o direito internacional em campos sensíveis para a paz global. O programa abrangerá disciplinas como direito internacional público, economia e relações internacionais.

No primeiro semestre, as aulas acontecem entre 29 de agosto e 20 de dezembro deste ano. O segundo semestre vai de 26 de março a 27 de julho de 2012 e o último semestre será realizado de 20 de agosto a 20 de dezembro de 2012.

Outras informações podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelos telefones (61) 3313-5165 ou (61) 3313-5124.

* Retificação no edital alterou a carga horária total da atividade, que antes era de 454 horas-aula.