Seguem até 12 de março inscrições para o curso Globalização, Justiça e Segurança Humana

Com 360 horas/aula, a especialização lato sensu abrange disciplinas como direito internacional público, economia e relações internacionais, segurança e justiça globais. São ao todo 40 vagas.
publicado: 04/03/2009 17h05 última modificação: 31/03/2017 17h27

Os interessados em participar do curso de especialização lato sensu Globalização, Justiça e Segurança Humana têm até 12 de março para se inscrever. Resultado de uma parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União e a Universidade de Bochum (Alemanha), a especialização tem carga horária de 360 horas-aula e duração de três semestres, com início em 30 de março. A atividade é gratuita e presencial, com aulas na sede da ESMPU (L2 Sul, quadra 603/604), sempre a partir das 19h. As inscrições são feitas pela internet (www.escola.mpu.mp.br), no link “Inscrições”.

Multidisciplinar, a especialização tem o objetivo de estudar o fenômeno da globalização e sua relação com temas como a difusão dos direitos humanos e da democracia no espaço global, segurança internacional, solução de conflitos e relações econômicas entre países. O programa inclui fundamentos de direito, relações internacionais e economia; terrorismo e crime organizado; pobreza e desigualdade na era da globalização; religiões e tensões culturais; proteção dos direitos humanos; e sustentabilidade energética, entre outros assuntos (veja o programa completo).

No primeiro semestre, as aulas acontecem entre 30 de março e 2 de julho deste ano. O segundo semestre vai de 11 de agosto a 9 de dezembro, enquanto o último semestre será realizado de 23 de fevereiro a 23 de junho de 2010.

No total são quarenta vagas, distribuídas da seguinte forma:

- Vinte vagas para membros dos quatro ramos e servidores do MPU, sendo cinco para o MPF, cinco para o MPT, cinco para o MPDFT e cinco para o MPM;

- Cinco vagas para o Ministério das Relações Exteriores;

- Cinco vagas para a Advocacia Geral da União;

- Cinco vagas para o Ministério da Defesa, sendo uma delas para o CIEx; e

- Cinco vagas para gestores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Os candidatos devem ter fluência em inglês e atuar em áreas relacionadas aos temas abordados no curso. A seleção será feita por análise curricular (clique aqui e veja a íntegra do edital).

As informações completas sobre o curso estão disponíveis na Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, nos telefones (61) 3313-5165 ou 5130.