Seminário apresenta vivência de juízas afegãs até retomada do poder pelo Talebã

Encontro presencial será em 27 de abril, das 8h30 às 18h, na sede da ESMPU, para membros e servidores do MPU
publicado: 04/04/2022 16h44 última modificação: 19/04/2022 16h03
Ilustração

[Atualizado em 19.4.2022] Em 27 de abril, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove o seminário “Realidade afegã: vivência das juízas muçulmanas, legislação e funcionamento do Judiciário do Afeganistão até a retomada do poder pelo Talebã”. A atividade acadêmica visa discutir a proteção internacional de mulheres e debater o fenômeno do multiculturalismo sob a perspectiva feminista. As inscrições podem ser feitas até as 12h de 18 de abril. Inscreva-se.

Foram destinadas 20 vagas para membros e servidores do MPU, sem custeio de participação. O evento vai analisar o caso do resgate de juízas afegãs pelo Estado brasileiro durante a crise humanitária no Afeganistão. A orientadora pedagógica é a procuradora da República Tatiana Dornelles. Confira a programação.

A iniciativa é uma parceria da ESMPU com a Escola Nacional da Magistratura (ENM) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e integra o curso de aperfeiçoamento "Perspectiva internacional da proteção às mulheres – estudo de caso das juízas afegãs", que ocorre nos dias 26, 27 e 28 de abril. O seminário contará com a participação das juízas Renata Gil de Alcantara Videira (presidente da AMB), Julianne Marques (secretária-geral da AMB) e Maria Domitila Manssur, da advogada Marcela Bocayuva (coordenadora-executiva da ENM) e de magistradas afegãs acolhidas pelo Brasil.

Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Terão preferência os candidatos que atuem em matéria relacionada à temática e, no ano letivo, ainda não tenham participado de atividade acadêmica oferecida pela ESMPU. Para participar é preciso ter disponibilidade no dia e horário da atividade.

Medidas sanitárias – A utilização de máscaras de proteção facial seguirá o estabelecido pelo Poder Executivo local, nos termos da Portaria ESMPU n. 30/2022. Recomenda-se, contudo, seu uso em virtude da persistência dos riscos relativos ao coronavírus.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: “Realidade afegã: vivência das juízas muçulmanas, legislação e funcionamento do Judiciário do Afeganistão até a retomada do poder pelo Talebã”
Inscrição: até as 12h de 18 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 27 de abril, das 8h30 às 18h
Modalidade: presencial