Notícias

Seminário discute combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos e obras

Atividade será promovida em Brasília no dia 24 de maio. Participação é aberta a membros dos quatro ramos do MPU e a pessoas que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Prazo de inscrições segue até 6 de maio.
publicado: 26/04/2013 18h34 última modificação: 31/03/2017 17h19
Estão abertas as inscrições para o Seminário “Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos e Obras e Técnicas de Investigações Psíquicas de Crianças e Adolescentes”, que será promovido em Brasília no dia 24 de maio. Parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o seminário tem o objetivo de discutir a questão da proteção integral a crianças e adolescentes contra a exploração sexual em grande eventos e obras que vêm ocorrendo no Brasil. Além disso, a atividade pretende identificar a existência de perícias psíquicas forenses destinadas a crianças e adolescentes, em busca do aprimoramento e da unificação de procedimentos nessa área.

A participação no seminário é aberta a membros dos quatro ramos do MPU e a pessoas que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A ESMPU e o GNDH oferecem 150 vagas. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 6 de maio, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, opção “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

Programação – A atividade será marcada por palestras e debates sobre temas como exploração sexual em sedes de grandes eventos e obras, com destaque para a Copa do Mundo 2014; pornografia, transfronteiriços e turismo sexual. A programação contará ainda com discussões de técnicas de investigação psíquica em crianças e adolescentes e protocolos de oitiva.

Entre os palestrantes estarão membros do Ministério Público e representantes do Protocolo Nacional de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos e Obras, da Comissão Permanente da Infância e da Juventude (COPEIJ), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

A ESMPU emitirá certificado aos participantes com frequência integral no seminário.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.


Serviço

Seminário “Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos e Obras e Técnicas de Investigações Psíquicas de Crianças e Adolescentes”

Quando: 24 de maio de 2013, a partir das 9h

Onde: Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – SGAS Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília (DF)

Vagas: 150 (para membros do MPU e pessoas que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente)

Inscrições: até 6 de maio, no site www.escola.mpu.mp.br

Informações: inscricoes@escola.mpu.mp.br

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300