Seminário discute racismo ambiental na visão do Ministério Público

Atividade gratuita e aberta à sociedade será realizada em 13 de junho, na sede da ESMPU, em Brasília, com transmissão pelo YouTube
publicado: 23/05/2024 17h17 última modificação: 07/06/2024 15h35

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, em 13 de junho, das 9h30 às 17h30, o seminário presencial "Racismo ambiental na visão do Ministério Público: justiça climática, direitos territoriais, segurança da água e direitos humanos". A atividade acadêmica será realizada na sede da ESMPU, em Brasília. Não haverá custeio para a participação. Confira a programação.

Foram disponibilizadas 100 vagas presenciais para membros e servidores do MPU, além do público externo. Haverá transmissão pelo YouTube, e os interessados podem se inscrever para participação presencial (clique aqui) ou a distância (clique aqui) . Os candidatos serão selecionados por classificação. Terá direito ao certificado na modalidade presencial o participante que assistir ao seminário e realizar o credenciamento na entrada do evento. Os inscritos na modalidade a distância devem assistir ao webinar e confirmar a participação em link a ser fornecido em até 24h da transmissão ao vivo do evento.

Com 6 horas-aula, o seminário visa promover um debate aberto sob a perspectiva dos impactos do racismo ambiental – com reflexões pautadas em soluções concretas e viáveis, baseadas em paradigmáticas atuações funcionais, a partir de ferramentas de monitoramento e de apoio a decisões e de roteiros de diretrizes de atuação –, bem como situar as dificuldades de acesso à água e ao território dos povos e comunidades tradicionais. A orientadora é a procuradora regional da República Sandra Kishi, mestre em Direito Ambiental e coordenadora do projeto Conexão Água. A atividade conta, ainda, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e da Escola Superior da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para receber mais informações.

Atividade: "Racismo ambiental na visão do Ministério Público: justiça climática, direitos territoriais, segurança da água e direitos humanos"
Inscrição: Participação presencial (clique aqui) e virtual (clique aqui)
Período de realização: 13 de junho, das 9h30 às 17h30
Modalidade: presencial, com transmissão pelo YouTube