Seminário discute uso de dados e estatísticas como incremento da atividade institucional

Atividade acadêmica presencial ocorre na sede da ESMPU, em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto, para os integrantes do MP e do CNMP
publicado: 15/08/2023 13h44 última modificação: 15/08/2023 18h07
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

É cada vez mais necessário o uso de dados e estatísticas nas atividades jurídicas para auxiliar a atuação extrajudicial e judicial. A fim de discutir essa temática, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, nos dias 15 e 16 de agosto, o seminário "O uso de dados e estatística na atuação do Ministério Público Federal: capacidades e estratégias institucionais". Participam da atividade acadêmica membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP.

O seminário está dividido em quatro grandes temas. Na manhã desta terça-feira (15/8), os discentes puderam aprender mais sobre “O uso de dados e estatísticas como fator de incremento da capacidade institucional através de estratégias institucionais: teoria e casos práticos”, com a analista do MPU em Direito Daiane Londero, doutora em Políticas Públicas e orientadora pedagógica da atividade.

Londero discorreu sobre a finalidade do uso de dados e estatísticas e as fontes dessas informações. “Primeiramente, precisamos conhecer a nossa instituição. Olhar os dados para saber se a política institucional é, realmente, efetiva e pensar a estratégia de atuação. Além disso, é importante capacitar as pessoas em atividades que se deseja atuar”, explicou.

O painel da tarde desta terça-feira (15/8) será a “Análise de dados em casos de lavagem de dinheiro: subsídios da ciência da informação e a prática da área criminal”, com o analista do MPU em Direito Felipe Renius Nitzke, mestre em Ciência da Informação.

Segundo dia – Na quarta-feira (16/8), será discutida “A produção de dados judiciais: aspectos metodológicos e éticos”, com a pesquisadora Lígia Mori Moreira, doutora em Sociologia. O último tema do seminário será a análise de dados e a apresentação de casos práticos – organizações criminosas e redes de atores –, com o advogado Leonardo Geliski, doutorando em Políticas Públicas.

Confira as fotos do seminário.