Seminário em Brasília discute estratégias de acolhimento no processo socioeducativo de adolescentes

Encontro acontece nos dias 19 e 20 setembro. Inscrições gratuitas até 2 de setembro
publicado: 22/07/2019 19h29 última modificação: 30/07/2019 11h34

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília (DF), o Seminário "A importância das comunidades de afeto no processo socioeducativo de adolescentes". O encontro pretende propor a construção de estratégias de envolvimento das comunidades de afeto dos adolescentes no atendimento socioeducativo e protetivo.

A atividade é gratuita, aberta ao público e dará direito a certificado. As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 2 de setembro. Inscreva-se (confira o passo a passo para se cadastrar e se inscrever)

Programação  - O seminário terá início no dia 19 de setembro, às 8h30, com a palestra-título “Reflexões sobre a complexidade das comunidades de afeto no processo socioeducativo de Adolescentes”, ministrada pela pós-doutora em Sociologia Clínica Teresa Cristina Othenio Cordeiro Carreteiro. Na sequência, diversos profissionais ligados à temática (entre pesquisadores, acadêmicos, médicos, assistentes sociais, psicólogos, professores, e promotores de Justiça) irão debater a influência dos processos discriminatórios na exclusão social de adolescentes; a necessidade da presença das comunidades de afeto no apoio socioeducativo em meio aberto; e a realidade do adolescente em conflito com a lei.

No segundo dia (20/9), também a partir das 8h30, serão abordados, entre outros assuntos, a rede de proteção a crianças e adolescentes e o acolhimento institucional como estratégia de inclusão. Além disso, os presentes também traçarão estratégias de envolvimento das comunidades de afeto no processo de apoio socioeducativo, especialmente àqueles adolescentes com vivência de ruas, uso/tráfico de drogas e exploração sexual. Confira a programação completa.

Atividade: Seminário "A importância das comunidades de afeto no processo socioeducativo de adolescentes"
Data: 19 e 20 de setembro
Inscrição: até 12h do dia 2 de setembro
Local: Escola Superior do Ministério Público da União (Avenida L2 Sul, Quadra 604 - Brasília/DF)
Vagas: 150 vagas
Custeio: NÃO haverá custeio de hospedagem, alimentação e transporte

Mais informações podem ser obtidas no edital da atividade.