Notícias

Seminário internacional discute combate ao terrorismo e à criminalidade em grandes eventos

Iniciativa do Ministério Público Federal reunirá palestrantes brasileiros e de países como Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. Objetivo é fortalecer a investigação criminal e integrar o Brasil à experiência internacional de enfrentamento de fenômenos modernos da criminalidade.
publicado: 10/03/2014 16h57 última modificação: 31/03/2017 17h24

De 7 a 9 de abril, Brasília sediará o Seminário Internacional sobre Terrorismo e Outras Situações de Emergência, evento que reunirá membros e servidores do Ministério Público Federal (MPF), pesquisadores e especialistas do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

O objetivo é fortalecer as atribuições de investigação criminal do Ministério Público, fomentar uma cultura de eficiência e respeito ao estado democrático de direito e aos direitos humanos no controle de fenômenos modernos da criminalidade, integrar o Brasil à experiência internacional de combate ao terrorismo e ao crime em grandes eventos, além de estreitar os laços do MPF com órgãos de segurança e inteligência, nacionais e internacionais, visando à colaboração e à atuação conjunta.

Promovido pela Secretaria de Cooperação Jurídica e Internacional/Gabinete do Procurador-Geral da República e pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o evento discutirá, entre outros temas, o conceito de terrorismo, a legislação comparada e o projeto de lei brasileiro, o novo papel do Ministério Público no contraterrorismo, o ciberterrorismo, o financiamento desse crime, a atuação das facções criminosas, a investigação com fontes abertas, as situações de emergência diversas do terrorismo e a cooperação jurídica internacional.

Também estarão em debate o vandalismo em demonstrações públicas e a violência nos estádios e entre torcidas. Os participantes assistirão ainda a apresentações de experiências de investigação e persecução exitosas dos países representados no seminário.

A iniciativa conta com o apoio acadêmico e institucional da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da International Association of Prosecutors (IAP).

Confira a lista de palestrantes.

Inscrições - Membros e servidores interessados em participar do “Seminário Internacional sobre Terrorismo e Outras Situações de Emergência" têm até 19 de março para se inscrever no evento.

São oferecidas 50 vagas, assim distribuídas: 30 vagas para membros do Ministério Público Federal que atuam na área criminal e no GT Situações de Emergência da 2ª Câmara, lotados fora de Brasília; 10 vagas para membros do MPF lotados na PGR, PRDF e na PRR1; 3 vagas para servidores selecionados pela SCI; 3 vagas para servidores selecionados pela 2ª CCR; 3 vagas para servidores selecionados pela SPEA; 1 vaga para servidor selecionado pela USI. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail: pgr-seminariointernacionalterrorismo@pgr.mpf.gov.br, com o formulário de solicitação de passagens preenchido.

Acesse aqui o edital de inscrições.


* Com informações da Secretaria de Comunicação da Procuradoria Geral da República

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300