Notícias

Seminário presencial aborda crimes ambientais na Amazônia brasileira

No encontro, em 6 de maio, haverá o lançamento do livro “Crimes ambientais na Amazônia: lições e desafios da linha de frente”. Inscrições vão até 26 de abril
publicado: 05/04/2024 12h58 última modificação: 08/04/2024 19h54
ilustração

ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove no dia 6 de maio, das 17h às 20h30, o seminário presencial “Panorama dos crimes ambientais na Amazônia brasileira: perspectivas do sistema de justiça”. No encontro, haverá o lançamento do livro “Crimes ambientais na Amazônia: lições e desafios da linha de frente”, que reúne uma série de autores dedicados ao tema dos crimes ambientais. As inscrições vão até as 12h de 26 de abril. Inscreva-se.

O evento é gratuito e aberto à sociedade. Foram disponibilizadas 110 vagas para membros e servidores do MPU e do CNMP, além do público externo. Não haverá custeio para a participação. Os inscritos serão selecionados por classificação e terão preferência os candidatos que atuem na área temática. Fará jus ao certificado o participante que assistir ao seminário e realizar o credenciamento na entrada do evento.

A atividade acadêmica, que contará com representantes do sistema de justiça, pesquisadores e especialistas em políticas públicas, busca fomentar o debate e a reflexão acerca dos desafios enfrentados na preservação da Amazônia e seus principais fatores, estruturais e conjunturais, além de analisar os casos bem-sucedidos de investigação, denúncia e condenação de responsáveis por tais crimes, com destaque para as lições extraídas dessas experiências.

Programação – Na abertura do seminário, estão confirmados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamim, a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, a pesquisadora e consultora em direitos humanos, clima e meio ambiente Flávia Amaral Vieira e a diretora executiva da plataforma CIPÓ, Maiara Folly. Estas duas últimas são coautoras do livro que será lançado durante o evento. O orientador pedagógico e um dos expositores do seminário é o procurador regional da República Ubiratan Cazetta, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário “Panorama dos crimes ambientais na Amazônia brasileira: perspectivas do sistema de justiça”
Inscrição
: até as 12h de 26 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 6 de maio, das 17h às 20h30
Vagas: 110
Modalidade: presencial
Local: sede da ESMPU, em Brasília

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300