Seminário presencial debate uso de dados e estatística na atuação ministerial

Inscrições vão até 31 de julho. Atividade, destinada aos integrantes do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP, será realizada nos dias 15 e 16 de agosto na sede da ESMPU, em Brasília
publicado: 05/05/2023 15h34 última modificação: 05/05/2023 18h59
ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, nos dias 15 e 16 de agosto, o seminário presencial "O uso de dados e estatística na atuação do Ministério Público Federal: capacidades e estratégias institucionais". A atividade oferece 60 vagas e é destinada aos integrantes do MPU, dos MPs estaduais e do Conselho Nacional do MP (CNMP). As inscrições podem ser feitas até 31 de julho. Inscreva-se.

É cada vez mais presente nas atividades jurídicas o uso de dados e da estatística para fundamentar petições, decisões judiciárias ou administrativas. O seminário visa disseminar o trabalho realizado pelo MPF para subsidiar a atividade-fim por meio de dados em todas as áreas de atuação: extraprocessual, processual e administrativa.

A orientadora pedagógica é a analista processual do MPF Daiane Londero, doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Nova Iorque, em Albany (SUNY). A atividade contará com a participação dos pesquisadores Lígia Mori Madeira, Leonardo Geliski e Felipe Rhenius Nitzke.

Os inscritos serão selecionados por classificação, e terão preferência os candidatos que, no ano letivo, ainda não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela Escola. O certificado será emitido pela ESMPU para o participante que obtiver frequência mínima de 85%, registrada em sistema próprio, na entrada e na saída de cada turno. A ESMPU não arcará com o pagamento de bolsa-capacitação e passagens para os discentes selecionados.

Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Seminário presencial "O uso de dados e estatística na atuação do Ministério Público Federal: capacidades e estratégias institucionais"
Inscrição: até as 12h de 31 de julho (inscreva-se)
Período de realização: 15 e 16 de agosto, das 10h às 18h no primeiro dia; e das 9h às 17h no segundo
Modalidade: presencial