Servidores médicos participam de curso sobre atendimento de emergência

Ao todo 48 profissionais serão treinados para atender pacientes em colapso circulatório. Com duas turmas, atividade acontecerá em Brasília entre 24 e 27 de outubro. Participantes serão indicados pelo serviço de saúde do MPF.
publicado: 19/10/2009 13h00 última modificação: 31/03/2017 17h24

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Brasília treinamento para servidores médicos do MPU e do serviço público federal e distrital. O curso de aperfeiçoamento ACLS Provider – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia vai habilitar ou atualizar profissionais de qualquer especialidade no atendimento a emergências clínicas em que o paciente tenha a vida ameaçada por colapso circulatório, problema causado por uma diminuição repentina do fluxo sanguíneo.

O ACLS é um programa elaborado pela American Heart Association (AHA) para padronização mundial de procedimentos adotados nesse tipo de emergência médica. O treinamento será ministrado pela Fundação Zerbini, uma das duas instituições nacionais habilitadas pela AHA.

Ao todo 48 médicos, distribuídos em duas turmas, participarão da atividade. As aulas acontecem nos dias 24 e 25 (primeira turma) e 26 e 27 (segunda turma) deste mês. Os servidores serão indicados pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI) do Ministério Público Federal (MPF).

A lista final de inscritos será divulgada às 13h do dia 20 de outubro no endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Resultados”. Para confirmar a participação, o candidato indicado deverá enviar termo de compromisso à ESMPU até 21 de outubro. A Escola custeará as despesas com transporte, hospedagem e alimentação de cinco médicos do MPF lotados fora do Distrito Federal. Como certificado de conclusão do treinamento, os participantes receberão carteira emitida pela AHA. A carga horária é de 16 horas-aula.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Confira a programação.