Simpósio analisa saúde mental do trabalhador

A atividade vai estudar as principais doenças que afligem profissionais dos setores público e privado e discutir estratégias de atuação do Estado para combater o problema. O simpósio será realizado no dia 27 de novembro no Rio de Janeiro (RJ).
publicado: 13/11/2008 17h03 última modificação: 31/03/2017 17h24

Devido às crescentes exigências do mercado de trabalho, o profissional está cada vez mais pressionado e exposto a doenças. Setores da iniciativa privada requerem que os trabalhadores assumam mais funções na mesma carga horária. Órgãos do serviço público demandam o cumprimento do princípio da eficiência sem dar condições de trabalho adequadas.

Diante desse cenário, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) organiza o simpósio A Saúde Mental do Trabalhador. A atividade será realizada no dia 27 de novembro, das 9h às 17h, na Procuradoria Regional do Trabalho 1ª Região, Avenida Churchill, 94, 7º andar, Rio de Janeiro (RJ).

As palestras giram em torno de temas como estresse e depressão, assédios sexual e moral e estratégias de atuação do Estado para combater o problema. Entre os palestrantes, estão membros do Ministério Público, integrantes do Executivo e psicólogos.

O consultor da Organização Internacional do Trabalho Zuher Handar vai conduzir a conferência de abertura. A psicóloga Luzia Pacheco, professora da Fundação Getúlio Vargas, vai falar sobre doenças mentais que atingem o trabalhador. A juíza trabalhista Cláudia Márcia Soares vai expor sobre o papel do poder público nesse contexto. Veja toda a programação.

São 100 vagas distribuídas entre membros e servidores do MPT e público externo. As inscrições vão até 21 de novembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições e Resultados”. Participantes com freqüência integral vão receber certificado. Outras informações pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br. Confira o edital.