Simpósio discute desafios atuais do Ministério Público

Membros dos quatro ramos, servidores do MPU e a sociedade estarão reunidos em Minas Gerais, nos dias 23 e 24 de setembro, para debater temas relacionados à atuação do MP em contextos diversos. As inscrições seguem até as 12h de 16 de setembro.
publicado: 06/09/2010 20h28 última modificação: 31/03/2017 17h27

Juiz de Fora (MG) receberá, nos dias 23 e 24 de setembro, o Simpósio “Ministério Público e seus Desafios Contemporâneos”, atividade promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), que visa discutir os novos desafios propostos ao MP e as melhores práticas utilizadas para vencê-los. São oferecidas ao todo 70 vagas, distribuídas conforme descreve o edital de abertura das inscrições (clique aqui). Todos os participantes receberão certificado emitido pela ESMPU.

A atividade será conduzida por membros do Ministério Público e do Judiciário. Ao longo das apresentações, serão discutidos, por meio de painéis, assuntos relacionados à atuação do MP em contextos diversos. Além disso, o simpósio será uma oportunidade para promover a ampliação de debates sobre o direito militar. Entre os temas das palestras estão: “O Ministério Público e a  atuação conjunta na tutela dos interesses difusos coletivos ou individuais homogêneos”; “A aplicação do princípio da co-culpabilidade na Justiça Militar”; e “Expansionismo penal – exame das velocidades do direito punitivo”. O simpósio terá carga horária total de 10 horas-aula.

Os interessados deverão inscrever-se somente pelo site da ESMPU, www.escola.mpu.mp.br, no link “Inscrições”. O período de inscrição vai até as 12h do dia 16 de setembro. Todos os participantes inscritos deverão ter cadastro no site da ESMPU. As 20 vagas separadas para o público externo serão ocupadas por indicados pelo coordenador da atividade. Os demais participantes inscritos passarão por sorteio eletrônico. O resultado será divulgado a partir das 15h, ainda no dia 16.

A ESMPU não se responsabilizará pelo pagamento das despesas com hospedagem, alimentação, passagens aéreas ou terrestres, entre outras, decorrentes da participação do candidato. Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário (CAU), pelo endereço eletrônico inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Simpósio “Ministério Público e seus Desafios Contemporâneos”

Quando: 23 e 24 de setembro de 2010

Onde: Plenário da Auditoria da 4ª Circunscrição Judiciária Militar - Rua Mariano Procópio, 820 – Bairro Mariano Procópio – Juiz de Fora (MG)

Vagas: 70, distribuídas e indicadas conforme o edital (acesse aqui)