Simpósio discute influência humanística no sistema tributário francês

Parte da programação do Ano da França no Brasil, atividade acontecerá em Brasília no dia 16 de novembro. São ao todo 140 vagas, distribuídas entre público externo, membros e servidores do MPF e do MPDFT. Inscrições seguem até 11 de novembro.
publicado: 05/11/2009 17h14 última modificação: 31/03/2017 17h26

Como parte do calendário de eventos do Ano da França no Brasil, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá no dia 16 de novembro, em Brasília, o Simpósio “Doutrinas e ideologias do tributo na tradição humanística francesa: convergência entre os valores do passado e a evolução tecnológica”. A atividade vai reunir acadêmicos brasileiros e franceses para discutir a influência do pensamento humanístico na formulação do sistema jurídico da França, com destaque para a área tributária. Outro objetivo é prestar uma contribuição aos debates sobre a reforma tributária em curso no Brasil.

O simpósio será realizado a partir das 14h30 na sede da ESMPU (Av. L2 Sul, quadra 603/604, lote 23, Asa Sul). Das 140 vagas disponíveis, 40 destinam-se a membros e servidores do MPF e do MPDFT. Os demais lugares serão oferecidos ao público externo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 10h do dia 11 de novembro pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”.

A atividade representa uma oportunidade de compartilhar com acadêmicos franceses elementos teóricos que poderão auxiliar na formulação de propostas a um novo panorama tributário brasileiro, como explica em texto de apresentação do projeto o coordenador do simpósio, professor Maurin Falcão: “No Brasil, o debate sobre a matéria tem dado primazia à abordagem dogmática do tributo, sem atentar, às vezes, para a sua dimensão econômica, política e social”. Coordenador do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília, Maurin Falcão será um dos conferencistas da tarde.

A contribuição francesa virá dos professores Michel Bouvier e Marie-Cristhine Esclassan, da Universidade de Paris I – Sorbonne, e Laure-Alice Bouvier, da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas. Entre outros temas, eles debaterão a influência da tradição humanística e das doutrinas e ideologias na formação dos sistemas jurídico e tributário francês. O moderador do debate será o professor Nivaldo Santos, coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento da PUC de Goiás. A carga horária é de três horas-aula.

Participantes presentes em todo o simpósio receberão certificado emitido pela ESMPU. A atividade conta com o apoio da Embaixada da França, da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Informações adicionais podem ser obtidas no edital e na programação (clique aqui para acessar os documentos) ou com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.

Confira a distribuição das vagas:

-         10 para membros do MPF;

-         10 para membros do MPDFT;

-         10 para servidores do MPF;

-         10 para servidores do MPDFT; e

-         100 para público externo.