Simpósio estuda sistemas informatizados do Ministério da Educação

Voltada para membros do MPF, do MPDFT e dos MPs dos Estados, atividade contará com treinamentos para operação de sistemas que tratam da execução e da fiscalização das políticas públicas na área de educação. Inscrições seguem até as 12h do dia 24 de março.
publicado: 12/03/2014 18h06 última modificação: 31/03/2017 17h29

De 8 a 10 de abril, em Brasília, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), realizará o Simpósio “Sistemas Informatizados do Ministério da Educação”. A proposta da atividade é capacitar integrantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e dos Ministérios Públicos dos Estados para utilizar sistemas que tratam da execução e da fiscalização das políticas públicas na área de educação.

A programação contará com treinamentos para operação dos seguintes sistemas informatizados do Ministério da Educação:

• o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), que compreende, entre outras funções, a elaboração, a remessa e o recebimento de prestações de contas, o acompanhamento de prazos, a elaboração de relatórios e a recuperação de créditos;

• o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), destinado à coleta, ao processamento, à disseminação e ao acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

• o sistema de controle voltado ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);

• o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC);

• o Sistema de Monitoramento de Obras;

• o SisMedio, sistema informatizado de cadastro desenvolvido para atender o público do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio;

• o sistema interativo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e

• o SisPacto, que atende os profissionais do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa.

O simpósio oferece 80 vagas, sendo 36 para membros do MPF, 30 para membros dos Ministérios Públicos dos Estados e 14 para membros do MPDFT. As inscrições poderão ser feitas até as 12h do dia 24 de março, no endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Haverá custeio de participação para os membros do MPF lotados fora da capital federal, que, após selecionados, deverão entrar em contato com a PFDC pelo telefone (61) 3105-6945.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital de abertura de inscrições.