Simpósio nacional discute comunicação pública

Encontro reunirá em Brasília membros dos quatro ramos do MPU, assessores de comunicação e jornalistas para debater temas como transparência, prestação de contas à sociedade e papel das assessorias. A atividade marca o início das comemorações dos 10 anos de criação da Escola.
publicado: 09/04/2008 21h25 última modificação: 31/03/2017 17h22

Com o objetivo de debater a comunicação nos órgãos públicos em geral e nos ramos do Ministério Público da União em particular, a ESMPU realiza nos dias 16 e 17 de abril, em Brasília, o simpósio nacional MPU e sociedade: a comunicação pública como facilitadora do diálogo. A atividade conta com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e é direcionada a membros e assessores de comunicação dos quatro ramos da instituição em todo o país, bem como a representantes do Judiciário e público interessado. No total, são 150 vagas.

Os principais temas em debate serão comunicação pública, transparência e prestação de contas à sociedade, atribuições das assessorias de comunicação, relacionamento entre assessor e assessorado, papel das assessorias na consecução das metas do MPU, entre outros. Estão previstas quatro conferências, apresentadas pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, e pelos jornalistas Alexandre Garcia, João José Forni e Cláudia Lemos. A programação inclui uma mesa redonda, com a participação de conferencistas e membros do Ministério Público, e um grupo de trabalho, direcionado aos assessores de comunicação participantes.

O simpósio inicia as comemorações dos 10 anos de criação da ESMPU. Também marca o lançamento do media training, curso de técnicas de relacionamento com a imprensa, gestão de crise de imagem, formas de construção de mensagens e simulação de entrevistas, que será ministrado a membros dos quatro ramos lotados em todo o país. Para a primeira fase da atividade, estão previstas turmas em 17 cidades.

A ESMPU custeará a participação do procurador-chefe (ou de um membro indicado por ele) e do assessor de comunicação das unidades do MPU situadas fora de Brasília que contem com Assessoria de Imprensa. A participação na atividade é aberta aos membros e servidores lotados em Distrito Federal e demais interessados, sem ônus para a Escola (confira aqui o edital). O simpósio acontecerá no Bay Park Resort Hotel (Setor de Hotéis e Turismo Norte, Trecho 2, Brasília-DF - perto da Vila Planalto).

Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Escola, no link "Inscrições e resultados", até o dia 14 de abril. Apenas os participantes dos estados deverão entrar em contato com a ESMPU por telefone, conforme instruções enviadas por ofício.

Simpósio nacional MPU e sociedade: a comunicação como facilitadora do diálogo

Quando: 16 e 17 de abril

Onde: Bay Park Resort Hotel - Setor de Hotéis e Turismo Norte, Trecho 2, Brasília-DF (perto da Vila Planalto)

Inscrições: gratuitas, até o dia 14 de abril