Sistema Cosmos será lançado em cerimônia na PGR em 2 de agosto

Iniciativa vai proporcionar eficiência administrativa e otimizar gestão orçamentária e financeira do MPU e da ESMPU. Evento será transmitido pelo canal do MPF no Youtube
publicado: 24/07/2023 14h40 última modificação: 24/07/2023 15h45
Ilustração

Ampliar a eficiência administrativa e otimizar a gestão orçamentária e financeira de todo o Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior (ESMPU). Esses são os principais objetivos do Sistema Cosmos, que será lançado, no próximo dia 2 de agosto, às 10h, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília (DF).

O Cosmos vai sistematizar as atividades operacionais a fim de aumentar a produtividade, reduzir retrabalho e eventuais erros – além de permitir ao gestor dedicar-se a atividades estratégicas. O sistema também disponibilizará relatórios e painéis de inteligência de negócios com dados e informações seguras e confiáveis, auxiliando no processo de tomada de decisões e na resolução de problemas enfrentados pelas instituições. A ferramenta vai atender os quatro ramos do MPU.

O primeiro módulo a ser implementado será o de Finanças, que marcará o início de uma série de iniciativas de compartilhamento de softwares e de ferramentas entre as instituições. Os módulos de Planejamento e Orçamento, que serão implementados em seguida, permitirão realizar o monitoramento da execução orçamentária e financeira de forma mais precisa para que não ocorram, por exemplo, sobras orçamentárias que poderiam ser deslocadas para outras ações.

Projeto – O Cosmos MPU é resultado de projeto iniciado em janeiro de 2022 com participação de integrantes dos quatro ramos e da ESMPU. Criado em 2016 pelo MPT, o Cosmos foi escolhido para ser o sistema padrão no MPU, pois é a ferramenta que melhor atende às demandas conjuntas da instituição nos temas orçamentário, financeiro e de planejamento.

Lançamento do Sistema Cosmos
Data: 2 de agosto (quarta-feira)
Local: Auditório JK – Procuradoria-Geral da República (PGR)
Transmissão pelo canal do MPF no YouTube