TEDxESMPU Countdown: conheça os speakers confirmados

Onze palestrantes – selecionados por edital ou convidados – vão passar pelo palco de um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo, em 30 de agosto, na sede da ESMPU
publicado: 28/06/2023 14h43 última modificação: 03/08/2023 15h29
Ilustração

[Atualizado em 3.8.2023] Iluminar o amanhã com ideias para um mundo mais sustentável. Com esse objetivo, a equipe do TEDxESMPU Countdown e o Conselho Curador selecionaram 5 palestrantes por meio de edital de chamamento e convidaram mais 6, num total de 11 speakers, que vão compartilhar suas jornadas e experiências sob perspectivas transdisciplinares, incentivando a promoção de ideias valiosas, de forma isenta, franca, racional, democrática e colaborativa.

Em 30 de agosto, vão estar no palco do TEDxESMPU Countdown Ana Carolina Rosignoli de Souza Pereira, Erick Ricardo de Souza Fernandes, Francisco Nilson Moreira Costa e Silva, Gilberto Lima Junior e Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho, palestrantes selecionados pelo edital de chamamento de ideias. Os speakers convidados são: Ana Euler, Andréia Coutinho Louback, Flávia Maia, Gabriela Di Giulio, Sandra Benites Guarani Nhandewa e a dupla Leo Lanna e Lvcas Fiat. Confira a minibiografia dos selecionados.

A estratégia de seleção foi pensada para alcançar a maior parte dos temas propostos pela curadoria, os quais englobam assuntos de interesse do Ministério Público e da sociedade. Além disso, a organização da conferência deu preferência a novas vozes e olhares, uma vez que o TED busca trazer à luz novos pensamentos. Também foram considerados aspectos como originalidade e conexão com a realidade atual, bem como potencial de reflexão acerca do impacto das nossas ações na vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora.

TEDxESMPU Countdown – O TEDxESMPU Countdown tem como foco a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas. Com o tema “Light up our tomorrow” (Lançar luzes sobre o nosso amanhã), a nova edição vai discutir como as ações dos indivíduos impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora e, ainda, sobre como essas dimensões – e temas como meio ambiente, sustentabilidade, regeneração – precisam estar integradas a práticas inovadoras e mais efetivas, de modo que o futuro das próximas gerações seja mais justo e abundante.