Notícias

TEDxESMPU Countdown recebe a flautista Valéria Bittar para performance

Trajetória profissional da flautista conta com importantes contribuições para o desenvolvimento da música como ferramenta de inclusão social e empoderamento
publicado: 09/08/2023 15h58 última modificação: 14/08/2023 17h34
Ilustração

Ilustração

[Atualizado em 14.8.2023] Em 30 de agosto, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) será palco de um dos eventos mais aguardados do ano: o TEDx Countdown. Nesta edição, a conferência contará com a participação da flautista e pesquisadora Valéria Bittar em uma performance cheia de música que promete inspirar e provocar reflexões. Com vasta experiência no campo da educação, a convidada é reconhecida por sua abordagem inovadora e transformadora na formação de músicos. 

Com o tema “Sopros anticoloniais: cartografia de flautas no território brasileiro”, a performance será ilustrada por áudio, instrumentos e música. A partir da organologia contemporânea – estudo dos instrumentos musicais –, Bittar vai apresentar a diversidade de instrumentos de sopro encontrados atualmente no mundo, trazendo como base a pesquisa antropológica e musicológica realizada nas Terras Baixas e nas Terras Altas da América do Sul, com ênfase nas culturas de flautas no território brasileiro. 

A apresentação tem como base os trabalhos de investigações que resultaram no site Nhumbiá – Cartografia de flautas no território brasileiro, fruto do projeto de pesquisa “Músicos, música e instrumentos”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto transdisciplinar aborda questões inerentes à performance da música popular tradicional, em sua maioria realizada no território brasileiro, e suas intersecções com a música histórica, principalmente a música da Idade Média e da Renascença europeias, bem como investiga os caminhos trilhados pelos fazedores, os performadores artistas dessas tradições. 

Serão apresentados cinco trabalhos de pesquisadores que investigaram culturas de flautas em diferentes regiões do Brasil– tanto de comunidades tradicionais não exclusivamente indígenas, que trazem manifestações musicais em que as flautas ocupam um lugar de relevância artística, musical e social, quanto de comunidades tradicionais dos povos originários que ocupam o território brasileiro e que têm as flautas como instrumentos presentes, fundamentais, no cotidiano musicale na esfera mítica.

TED e TEDx – Do acrônimo Technology, Entertainment and Design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos (EUA). Atualmente, são realizadas duas conferências TED anuais, na Califórnia (EUA), com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo.   

Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, em 2009, foi criado o programa de eventos locais chamado TEDx, organizado autonomamente, que reúne pessoas para compartilharem uma experiência semelhante ao TED. A versão “Countdown” tem como foco a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas. O TEDxESMPU Countdown tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona. 

Ainda tem dúvidas? Confira o FAQ do TEDxESMPU.

Acompanhe o TEDxESMPU no Instagram e fique por dentro de todas as informações do evento. Conheça também a página oficial do evento: escola.mpu.mp.br/tedxesmpu/countdown.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300