Notícias

Treinamento para membros e servidores da PRT-5 aborda novos horizontes de investigação

Curso também vai trabalhar os temas processo eletrônico e inteligência computacional. A atividade acontece em Salvador, entre os dias 15 e 17 de agosto.
publicado: 01/07/2016 16h34 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial “Processo Eletrônico, inteligência computacional e novos horizontes de investigação – Turma 3”, voltado para membros e servidores da PRT-5. A atividade acontece em Salvador (Bahia), entre os dias 15 e 17 de agosto.

Objetivo é examinar modelos de tramitação integralmente eletrônica do inquérito civil. Além disso, busca problematizar as variáveis celeridade, transparência e gestão de informações estratégicas; e conhecer formas de acesso a bancos de dados e cruzamento de elementos que possam agilizar e conceder maior eficácia às investigações.

Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 25 de julho pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Estão sendo oferecidas 20 vagas para membros e 20 para servidores da PRT-5.  A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Durante o curso, serão abordados, entre outros tópicos: introdução ao processo eletrônico, inteligência computacional e novos horizontes de atuação; conceitos de tecnologia da informação úteis ao operador do direito; uso de dados e informações obtidas em meio eletrônico; acesso a dados brutos x acesso / produção de informações e de conhecimentos relevantes; mapeamento de bancos de dados de natureza pública; inteligência computacional e inovações no âmbito da tutela coletiva: a experiência da Coordenadoria de Análise e Pesquisa de Informações do MPT; processo eletrônico, mundo digital e função judicante; mundo digital e Teoria Geral do Processo; provas em meio digital: redes sociais, ferramentas de comunicação instantânea e outros meios eletrônicos; intimidade e privacidade no mundo digital; e técnicas de cruzamento de dados.

As aulas serão ministradas pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano de Assis e pelo juiz do Trabalho Tabajara Medeiros de Rezende Filho.

A ESMPU e a PRT5 não se responsabilizarão pelo custeio de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas dos participantes. Para receber certificado é necessária frequência mínima de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300