Universidade de Roma Tor Vergata é a nova instituição parceira da ESMPU

Acordo de cooperação com validade de dois anos foi celebrado nesta terça-feira, 20 de maio. Parceria permitirá a realização de cursos na Itália para membros do MPU, envolvendo temas de interesse da instituição e com tradução em português.
publicado: 20/05/2014 17h21 última modificação: 31/03/2017 17h26

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Universidade de Roma Tor Vergata (UTV), da Itália, celebraram acordo de cooperação que permitirá a parceria em ações de treinamento, desenvolvimento e educação.

“O objetivo é realizar cursos para membros dos quatro ramos no campus universitário em Roma, envolvendo temas de interesse do MPU e com tradução em português”, explica o diretor-geral adjunto da ESMPU, Maurício Correia de Mello, que assinou o documento. Ele se reuniu nesta terça-feira, 20 de maio, em Roma, com a diretora de Relações Internacionais da UTV, Marina Tesauro, representante do reitor da instituição italiana, Giuseppe Novelli. O processo de acordo começou com o contato entre a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a universidade.

Além da realização de atividades acadêmicas de interesse comum, as partes facilitarão o intercâmbio de professores, conferencistas e pesquisadores, com a finalidade de desenvolvimento de trabalhos sobre assuntos de sua especialidade.

O próximo passo será a definição dos temas dos cursos, que, segundo o diretor-geral adjunto da Escola, estarão relacionados com as áreas de direito penal e do trabalho. A validade do acordo de cooperação é dois anos, renovável automaticamente por igual período.

Mestrado e doutorado na Itália – Após a assinatura do acordo, a ESMPU e a Universidade de Roma Tor Vergata iniciaram negociação para a celebração de novo convênio. Esse diálogo poderá resultar em outra parceria, voltada a facilitar o acesso de membros do Ministério Público da União aos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela instituição italiana.