Notícias
Videocast Vozes aborda a trajetória das vítimas na busca por reparação e justiça
O projeto Vozes lança luz sobre os desafios que as vítimas enfrentam no reconhecimento de seus direitos, destacando a importância da escuta e do acolhimento. A iniciativa integra a terceira fase da campanha Direitos da Vítima, uma iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Escola Superior do MPU (ESMPU) e o Conselho Nacional do MP (CNMP).
São cinco videocasts com uma dupla de especialistas que, a partir de casos reais, explora a atuação fundamental do Ministério Público e de outras instituições na promoção e garantia dos direitos das vítimas. Os episódios abordam temas como intolerância religiosa, refugiados, tráfico de pessoas, violência contra crianças e adolescentes e violência de gênero.
O primeiro episódio, intitulado Vozes de Terreiro, mergulha na discussão sobre intolerância religiosa. A conversa conta com a participação do procurador regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, Julio Araujo, e do babalorixá, historiador e coordenador da Rede Afroambiental do Centro Oeste, Joel de Oxaguiãn.
O segundo episódio, intitulado Vozes Deslocadas, traça um panorama sobre refúgio e migração, mostrando a importância do acolhimento e dos direitos humanos quando indivíduos são forçados a deixar seus lares. O terceiro, Vozes Exploradas, aborda o tráfico de pessoas.
O penúltimo episódio, Vozes da Infância, debate o fenômeno complexo e multifacetado da violência contra crianças e adolescentes, sobretudo com o avanço das novas tecnologias. O último, Vozes Silenciadas, aborda a violência de gênero.
Os episódios estão disponíveis no Canal MPF no YouTube, no Spotify e no Deezer.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300