Atuação

publicado 10/01/2017 17h28, última modificação 04/04/2022 15h08

Responsável pela capacitação e pelo aperfeiçoamento funcional de membros e servidores do Ministério Público da União (MPU), a ESMPU atua na promoção de atividades acadêmicas e de extensão, no apoio a pesquisas científicas, na edição de publicações e no desenvolvimento de projetos para melhor interlocução com a sociedade.

Atividades Acadêmicas - atuando nas áreas de direito e administrativa voltada ao MPU, a Escola promove oficinas e cursos de especialização, aperfeiçoamento (presencial e a distância) e de ingresso e vitaliciamento de membros do MPU.

Atividades de Extensão - a extensão articula-se com o ensino e a pesquisa e busca promover a interação entre a instituição e a sociedade, permitindo a troca de saberes. Nesse sentido, a ESMPU realiza seminários, simpósios, colóquios e congressos.

Pesquisas Científicas - um dos objetivos da Escola é fomentar projetos e programas de pesquisa que abordem temas de relevante interesse do MPU. Esses projetos incentivam a produção de conhecimento jurídico e a promoção da interdisciplinaridade. Podem ser propostos por membros e servidores em atividade, de forma individual ou coletiva. Algumas linhas são prioritárias, como as direcionadas para a atividade-fim do Ministério Público e as que tenham como escopo a descoberta de conhecimento capaz de proporcionar maior efetividade, eficácia e eficiência jurídica em nosso País.

Publicações - as publicações editadas pela ESMPU tratam de temas de relevância para os quatro ramos do Ministério Público da União. As obras são distribuídas a todos os membros do MPU, bibliotecas de órgãos do Judiciário, universidades brasileiras e estrangeiras e entidades parceiras. Entre as principais publicações da linha editorial da Escola estão o Boletim Científico ESMPU e as séries Capacitar, Manuais de Atuação, Pesquisas e Pós-Graduação.

Interação com a sociedade - a Escola busca contribuir para a promoção da ética e da cidadania, a consolidação da democracia e a redução das desigualdades. Visando a esse objetivo, firma acordos de cooperação com instituições parceiras; promove atividades, como seminários e simpósios, franqueadas ao público externo ao MPU; e busca divulgar em suas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, LinkedIn e Flickr) conteúdos de interesse público.