20 anos da ESMPU

publicado 03/11/2020 18h33, última modificação 03/11/2020 18h33

No dia 14 de junho de 2020, a ESMPU comemorou 20 anos de sua instalação oficial. Neste percurso, a Escola se consolidou como uma instituição de ensino e pesquisa voltada para a profissionalização técnica de membros e servidores do Ministério Público da União (MPU)  e como um espaço plural de discussões abertas e multidisciplinares com diferentes setores governamentais e sociais.

A cerimônia de instituição da ESMPU ocorreu na antiga Escola de Administração Fazendária (ESAF), no ano 2000, sob a direção da subprocuradora-geral da República Sandra Cureau, a primeira diretora-geral do órgão. A criação legal aconteceu dois anos antes, em abril de 1998, pela Lei n. 9.628. Atualmente, a ESMPU está sob a administração do diretor-geral, Paulo Gustavo Gonet Branco, e do diretor-geral adjunto, Manoel Jorge e Silva Neto.

Capacitações -  Ao longo dessas duas décadas, a Escola já ofereceu mais de 3.200 treinamentos e atividades para um público de, aproximadamente, 140 mil pessoas. Por meio de cursos de aperfeiçoamento presenciais e a distância, palestras, oficinas, colóquios, seminários e simpósios, a ESMPU tem contribuído para que o Ministério Público seja mais próximo da realidade brasileira e mais eficiente na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais. Além disso, a instituição ainda é responsável pelo Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) dos membros do MPU, treinamento com dois anos de duração que constitui fase obrigatória do estágio probatório dos recém-ingressos na carreira.

Publicações - Outro grande destaque da história desta instituição é o incentivo à produção científica. Por meio de sua editora, o órgão já publicou mais de cem títulos entre periódicos, manuais temáticos e obras individuais e coletivas. As publicações, que versam sobre matéria jurídica ou afim, buscam fomentar e disseminar o conhecimento produzido por membros, servidores e colaboradores externos em temas de relevância acadêmica e institucional.

Conheça os nossos títulos: https://escola.mpu.mp.br/publicacoes.

Interlocução social - A ESMPU também busca contribuir para a promoção da ética e da cidadania, a consolidação da democracia e a redução das desigualdades. Visando esse objetivo, firmou acordos de cooperação com instituições parceiras; promoveu atividades franqueadas ao público externo ao MPU; e segue divulgando em suas redes sociais (FacebookTwitterYouTubeFlickr e Instagram) conteúdos de interesse público.