Inteligência Artificial no MPU: possibilidades e limitações

publicado 03/10/2022 15h05, última modificação 18/12/2025 14h50

    Atividade acadêmica gravada em outubro de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica André de Araujo Rosa Cruz com o objetivo de capacitar a compreensão das possibilidades e limitações do uso da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da Administração Pública, com emprego de linguagem não técnica é possível entender os principais conceitos, técnicas e estratégias empregados em IA. Para isso, durante o treinamento foram analisados casos com exemplos concretos para construção do conhecimento e compreensão das técnicas, algoritmos, tipos de IA, necessidade da governança e gestão de dados, com uma abordagem inovadora respeitando o aprendizado individual. Não é escopo desta capacitação o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas com o uso da IA, mas sim o desenvolvimento da competência de inovar no serviço público através do conhecimento sobre IA, com ampliação das habilidades de comunicação eficaz, argumentação, atitude de confiança e proatividade na proposição e uso da IA no MPU. O curso foi dividido em 3 (três) aulas.

 

 

AULA 1 (26/09)

Objetivos:  Identificar e segregar fatos de presunções a respeito de IA; Identificar correlação entre Governança e Gestão de dados, em particular, sua contribuição para IA; Demonstrar relevância da literacia de dados.

 

AULA 2 (28/09)

Objetivos:  Identificar e contrastar conceitos relacionados a Machine Learning; Identificar e analisar características relacionadas a Inteligência Artificial e processamento de dados.

 

AULA 3 (30/09)

Objetivos: Discutir principais desafios e tendências relacionados a IA; Discutir boas práticas e possibilidades de aplicação de IA voltados para o MPU.

Conteúdo

There are currently no items in this folder.