A atividade busca capacitar membros do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Por que fazemos o que fazemos? Vieses Comportamentais, hábitos e valores que influenciam nossas escolhas e a tomada de decisão. Teremos a Economia Comportamental como base teórica. Ferramentas práticas apoiadas na Teoria da Persuasão de Robert Cialdini e no Design Emocional de Donald Norman.(31/03)
O Design Comportamental, o que é e como pode ajudar na condução de processos de mudança e inovação.(01/04)
A facilitação como filosofia para condução de grupos. Teorias e atividades práticas com base na Teoria de David Strauss – STEPS (space, time, eventfulness, product e style). A metodologia de facilitação com alma, que tem como base o design comportamental.(04/04)
A comunicação como veículo para acesso ao outro – comunicação não violenta, por Marshall Rosenberg. Visão Sistêmica para medir resultados e para a prática de feedbacks. (teoria e conceitos de Alan Kaplan e Adam Kahane).(08/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública.(11/04)
Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública - Parte 2.(18/04)