O curso "Perguntas Poderosas", foi ministrado pelo Docente Gino Terentim. Fazer perguntas inteligentes e bem colocadas pode ser uma forma poderosa para construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis, algo fundamental na gestão da inovação. Do mesmo modo, ser bem questionado pode ajudar a impulsionar a busca pelo conhecimento e a melhorar a qualidade do problema - e, consequentemente, das respostas. A proposta dessa atividade é oferecer aos discentes uma forma de pensar processos em que os resultados gerados, a partir dessas perguntas, sejam arrojados e sustentáveis. Por isso, a ideia não é dizer o que se deve fazer, mas sim, proporcionar condições para que cada um discentes possa buscar, pensar e sentir suas decisões sob uma diversidade de perspectivas, possibilitando acesso com maior clareza a crenças, medos, expectativas e vieses cognitivos que conservam comportamentos e atitudes.
Orientador pedagógico: Vladimir Da Matta Gonçalves Borges
AULA 1 (12/06)
Temas:
1.1. Introdução ao poder das perguntas; 1.2. O que são e quais os benefícios das perguntas poderosas; 1.3. A importância do silêncio, pausas e escuta ativa.
Objetivo: aumentar o nível de consciência e percepção sobre assuntos e ideias pré-concebidas.
AULA 2 (14/06)
Temas:
2.1. 5W2H das perguntas poderosas; 2.2. Investigação apreciativa; 2.3. Perguntas para entender.
Objetivo: facilitar a possibilidade de clarificar e melhor compreender seus pensamentos, necessidades, objetivos, vieses, medos, valores, atitudes e opiniões.
AULA 3 (16/06)
Temas:
3.1. Quais as características de uma pergunta poderosa; 3.2. Tipos de perguntas 3.3. Quais são as atitudes de um(a) bom(a) indagador(a).
Objetivo: rever seu comportamento e buscar dentro de si, novas respostas, ampliando seu leque de opções e possibilidades de ação.
AULA 4 (19/06)
Temas:
4.1. Extração de narrativas; 4.2. Como trabalhar narrativas e anedotas; 4.3. Condução, conexão e organização;
Objetivo: encorajar o autorreforço, visto que perguntas poderosas estimulam as pessoas a encontrar, pelos seus próprios meios, a solução ideal para resolver um problema ou tomar uma decisão.
AULA 5 (21/06)
Temas:
4.4. Círculo de anedotas; 4.5. Sensemaking; 4.6. Utilizando as perguntas poderosas: dinâmica prática.
Objetivo: fomentar o aprendizado e a exploração, reduzindo a resistência a mudanças e desconstruindo vieses e crenças.