Esse curso propõe-se a preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.
Orientador pedagógico:Hanna Iwamoto de Thuin
Docentes:Laura Dusi e Francisca Limberger
A aula 1 "Introdução", ministrada dia 03 de junho, tem como objetivo identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.
A aula 2 "Introdução", ministrada dia 06 de junho, tem como objetivo reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.
A aula 3 "Diversidade e impacto sistêmico", ministrada dia 10 de junho, tem como objetivo conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia
A aula 4 "Diversidade e impacto sistêmico", ministrada dia 13 de junho, tem como objetivo identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.
A aula 5 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 20 de junho, tem como objetivo conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. O que são sinais fracos.
A aula 6 "Cenários e pesquisa de futuros", ministrada dia 24 de junho, tem como objetivo como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.
A aula 7 "Design estratégico e pensamento de longo prazo", ministrada dia 27 de junho, tem como objetivo utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.
A aula 8 "Design estratégico e pensamento de longo prazo", ministrada dia 1º de julho, tem como objetivo identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. Por onde começar.