Práticas de Futuros - design e pensamento de longo prazo no setor público

publicado 19/12/2023 14h14, última modificação 30/04/2024 21h51

O curso "Práticas de Futuros - design e pensamento de longo prazo no setor público", ministrada pela Designer transdisciplinar Laura Dusi e pela especialista em Design Thinking e Facilitação pela Echos Francisca Limberger, visa preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.

Orientadora Pedagógica: Ana Beatriz Sanches R. C. Catelan

 

AULA 1 (14/08)

Objetivo: Identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.

 

AULA 2 (18/08)

Objetivo: Reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.

 

AULA 3 (21/08)

Objetivo: Conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia.

 

AULA 4 (25/08)

Objetivo: Identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.

 

AULA 5 (28/08)

Objetivo: Conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros. 

 

AULA 6 (01/09)

Objetivo: Como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.

 

AULA 7 (04/09)

Objetivo: Utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.

 

AULA 8 (06/09)

Objetivo: Identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia. 

Conteúdo

There are currently no items in this folder.