Educação, Cultura e Sociedade

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Atividade acadêmica gravada em março de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Manoel Jorge e Silva Neto com a participação dos expositores José de Lima Ramos Pereira e Nelson Mannrich, e mediação realizada pela jornalista Graziane Madureira, com o objetivo de consolidar a pluralidade de ideias e a tolerância ao pensamento diverso no âmbito da ESMPU.

 

Atividade acadêmica gravada em maio de 2023, desenvolvida sob orientação pedagógica de Manoel Jorge e Silva Neto com a participação dos expositores Leomar Daroncho e Otávio Brito Lopes, e mediação feita pela jornalista Graziane Madureira, com o objetivo de consolidar a pluralidade de ideias e a tolerância ao pensamento diverso no âmbito da ESMPU.

Atividade acadêmica gravada em junho de 2024, desenvolvida sob orientação pedagógica de Manoel Jorge e Silva Neto com a participação dos expositores Otávio Torres Calvet e Renan Bernardi Kalil, e mediação realizada pela jornalista Graziane Madureira, com o objetivo de debater o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, que pretende regulamentar o trabalho dos motoristas e aplicativos de transporte.

Atividade acadêmica gravada em maio de 2024, com objetivo de debater os impasses e desafios na garantia do direito à educação, bem como destacar o papel do Ministério Público como instância de controle. 

 

Atividade acadêmica gravada em abril de 2024, com o objetivo de compreender a diversidade de segmentos originários e tradicionais presentes no território nacional, explorando as legislações vigentes que garantem a proteção dos direitos desses grupos, a partir de questões como gestão de terras tradicionalmente ocupadas, recursos naturais e conservação ambiental.

 

Videoaula 1 

Videoaula 2

Videoaula 3 

Videoaula 4 

Atividade acadêmica gravada em maio de 2024, com objetivo de debater de forma participativa as restrições impostas às mulheres pelas estruturas sociais e institucionais nos espaços públicos e de poder e proposições para o enfretamento da misoginia, das violências e da desigualdade.

 

Aula única

Atividade acadêmica gravada em junho de 2024, com o objetivo de fornecer noções de direito à educação e conhecimento sobre políticas públicas de educação. 

Apresentação

Videoaula 1

Texto Complementar 1

Videoaula 2

Texto Complementar 2

Videoaula 3

Texto Complementar 3

Atividade acadêmica gravada em abril de 2024, desenvolvida sob orientação pedagógica de Felipe Caetano da Cunha, cofundador do Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), com o objetivo de apresentar condições para que crianças, adolescentes e jovens exercitem sua autonomia de forma criativa e crítica, com participação democrática. 

Atividade acadêmica gravada em abril de 2024, desenvolvida sob orientação pedagógica de Sheila de Carvalho, Secretária de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de estimular a reflexão sobre os processos estruturais para aprimorar a atuação judicial do MPF, além de possibilitar o intercâmbio de ações e boas práticas na defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas.

 

 

Atividade acadêmica gravada em novembro de 2023, desenvolvida sob orientação pedagógica de Adriano Alves Marreiros, com o objetivo de  debater a liberdade de ensino, essencial para a formação de cidadãos com raciocínio crítico, independência e compreensão.

AULA 1 (07/11)

Docentes: Bernardo Guimarães Ribeiro e Adriano Alves Marreiros

Temas: "Direito Administrativo aplicado ao ensino" e "A questão dos Colégios Militares"

 

AULA 2 (08/11)

Docente: Isabelle Monteiro

Temas: "Liberdade de Cátedra" e "Questões controvertidas sobre liberdade de ensino"

 

AULA 3 (09/11)

Docentes: André Borges Uliano e  debate com todos os professores com mediação de Adriano Alves Marreiros

Temas: "Liberdade de ensino e direito e prática comparados" e "Debate sobre a liberdade de ensino no Brasil"