Inovação, Tecnologia e Gestão Pública
VoltarAtividade acadêmica gravada em 2021, sob orientação pedagógica de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), teve como objetivo compartilhar, por meio de uma tecnologia social gamificada e de metodologias ativas, vivências práticas de ética e cidadania com jovens. A iniciativa buscou fomentar a construção de um ecossistema de integridade, formando embaixadores, influenciadores e agentes restauradores da honestidade.
Atividade acadêmica gravada em 2021 teve como objetivo orientar servidores públicos sobre educação financeira. O evento contou com a participação do procurador da República e mestre em Direito Constitucional, Processo Penal e Análise Econômica pela Harvard Law School, Rodrigo Tenório.
Videoaulas da disciplina "Gestão da segurança da informação", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Marcelo Beltrão Caiado
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Gestão de portfólio, programas e projetos", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Weslei Gomes de Sousa
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Gestão de TIC, processos e pessoas", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Cleber de Araújo
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Novas Tecnologias e a Governança de TIC", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Deborah Virgínia Macedo Arôxa
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Governança de TIC", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Diana Leite Nunes dos Santos
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Videoaulas da disciplina "Estratégia e governança", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.
Docente: Wagner Silva de Araujo
VÍDEO INTRODUTÓRIO:
VIDEOAULA 1:
VIDEOAULA 2:
VIDEOAULA 3:
VIDEOAULA 4:
Atividade acadêmica gravada em outubro de 2020, desenvolvida sob orientação pedagógica: Ligia Maria Lopes Reis, com objetivo A atividade busca capacitar servidores do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Atividade acadêmica gravada em novembro de 2020, desenvolvida sob orientação pedagógica: Fernanda Filgueiras, com Aprender através da prática o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; Identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real de uma área afim, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Aula 6