Inovação, Tecnologia e Gestão Pública

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

Atividade acadêmica gravada em 2021, sob orientação pedagógica de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), teve como objetivo compartilhar, por meio de uma tecnologia social gamificada e de metodologias ativas, vivências práticas de ética e cidadania com jovens. A iniciativa buscou fomentar a construção de um ecossistema de integridade, formando embaixadores, influenciadores e agentes restauradores da honestidade.

 

 

Atividade acadêmica gravada em 2021 teve como objetivo orientar servidores públicos sobre educação financeira. O evento contou com a participação do procurador da República e mestre em Direito Constitucional, Processo Penal e Análise Econômica pela Harvard Law School, Rodrigo Tenório.

 

 

Videoaulas da disciplina "Gestão da segurança da informação", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.

Docente: Marcelo Beltrão Caiado

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Gestão de portfólio, programas e projetos", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.

Docente: Weslei Gomes de Sousa

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4: 

 

 

Videoaulas da disciplina "Gestão de TIC, processos e pessoas", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.

Docente: Cleber de Araújo

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

Videoaulas da disciplina "Novas Tecnologias e a Governança de TIC", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.

Docente: Deborah Virgínia Macedo Arôxa

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Governança de TIC", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.

Docente: Diana Leite Nunes dos Santos

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1:

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Videoaulas da disciplina "Estratégia e governança", da Pós-Graduação lato sensu em Governança da Tecnologia da Informação.

Docente: Wagner Silva de Araujo

 

VÍDEO INTRODUTÓRIO:

 

 

VIDEOAULA 1: 

 

 

VIDEOAULA 2:

 

 

VIDEOAULA 3:

 

 

VIDEOAULA 4:

 

Atividade acadêmica gravada em outubro de 2020, desenvolvida sob orientação pedagógica: Ligia Maria Lopes Reis, com objetivo A atividade busca capacitar servidores do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.

 

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

 

Atividade acadêmica gravada em novembro de 2020, desenvolvida sob orientação pedagógica: Fernanda Filgueiras, com Aprender através da prática o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; Identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real de uma área afim, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.

Aula 1

 

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6