Outros temas

Voltar
publicado 29/04/2024 16h34, última modificação 29/04/2024 16h34

  O curso "Oratória Básica" tem como objetivo preparar porta-vozes da instituição para melhorar o desempenho deles nas diversas situações de interação com os diversos públicos de interesse.

Orientador pedagógico:  Dione Aparecida Tiago

 

AULA 1 (23/05)

Docente:  Dione Aparecida Tiago

Temas: Quando falar em pé ou sentado; Leitura, roteiro e improvisação; Diferença entre sustentação oral, palestra e entrevista; Conceitos e técnicas para adaptação do discurso; Atividade prática.

Objetivo: compreender e dominar as diferentes técnicas de oratória, perante os principais públicos, para desenvolver uma comunicação que melhore a imagem da instituição.

 

AULA 2 (24/05)

Docente: Luiz Augusto Araújo

Temas: Comunicação não verbal; A comunicação do silêncio; A comunicação pela imagem; O vestuário e a aparência; Comunicação gestual; Atividade prática.

Objetivo: Compreender e dominar as diferentes linguagens da comunicação, para uma oratória eficiente

 

AULA 3 (25/05)

Docente: José Marcelo Santos

Temas: Oratória e Comunicação; Oratória e persuasão; Oratória e linguagem para os diferentes públicos; A comunicação política como exemplo; Orador nato ou bem treinado; Como controlar o nervosismo e a timidez; Atividade prática.

Objetivo: dominar técnica de controle emocional e do discurso; identificar oportunidades e situações para uma comunicação clara e persuasiva.

O curso "Protocolos autônomos e a consulta prévia, livre e informada", ministrado pela Assessora de Procurador da República Natálya Campos Matos, tem como objetivo apresentar os principais aspectos relacionados à consulta prévia, livre e informada e os protocolos autônomos de consulta e consentimento, abordando o caso específico do lago do Maicá, em Santarém/PA. O curso foi realizado durante o período 13 de junho - 13 de julho de 2022.

Orientadora pedagógica: Natálya Campos Matos

 

Aula 1: "A Convenção 169 da OIT e o direito fundamental à consulta prévia, livre e informada"

Objetivo: analisar criticamente a Convenção 169 da OIT, compreendendo a consulta prévia, livre e informada como um direito fundamental.

 

Aula 2: "Protocolos de consulta prévia, livre e informada"

Objetivo: compreender os aspectos sociais, culturais e jurídicos que levam à necessidade de elaboração de protocolos autônomos de consulta e consentimento. 

 

Aula 3: "O caso do lago do Maicá em Santarém/PA"

Objetivo: assimilar os principais aspectos relacionados ao emblemático caso que envolve a possibilidade de construção de um terminal portuário no lago do Maicá em Santarém e a necessidade de realização de consulta prévia, livre e informada, junto às comunidades tradicionais e povos indígenas.

 

 

 

O curso "Sistema único de segurança pública - SUP (Lei nº 13.675/2018)", ministrado pelo Chefe de Administração e Logística Policial da PF Danilo Emanuel de Oliveira, tem como objetivo explicitar o conteúdo da Lei nº 13.675/2018 que institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), bem como trazer comentários atualizados sobre a sua finalidade, princípios e funcionamento. O curso ocorreu no período de 06 de junho - 06 de julho de 2022.

Orientador pedagógico:  Lucas de Morais Gualtieri

 

Temas abordados: I. Introdução ao SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA – SUSP; II. Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS); III. Composição do Sistema Único de Segurança Pública; IV. Composição dos Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social; V. Formulação dos Planos de Segurança Pública e Defesa Social; VI. Controle e Transparência; VII. Capacitação e Valorização do Profissional de Segurança Pública e Defesa Social

 

AULA 1 

 

AULA 2 

 

AULA 3

 

AULA 4

 

 

AULA 5

 

AULA 6

 

AULA 7

 

AULA 8

 

AULA 9

 

AULA 10

 

AULA 11

 

AULA 12

 

AULA 13

 

AULA 14

 

AULA 15

 

AULA 16

 

AULA 17

 

AULA 18 

 

AULA 19

 

AULA 20

 

AULA 21

O curso de aperfeiçoamento "Desmilitarização da Polícia e outros equívocos" tem como objetivo compreender a necessidade da militarização da polícia para a segurança do povo. O curso foi dividido em 3 (três) partes.

Orientador Pedagógico: Adriano Alves-Marreiros

 

AULA 1 (08/11)

Temas: Hierarquia e disciplina são garantias constitucionais, fundamentos da diferenciação do direito militar, análise comportamental do direito e desmilitarização das polícias e outros equívocos.   Docente: Mestre em Direito Adriano Alves-Marreiros

Tema: Descriminalização das drogas: por Lei ou por ativismo, um terrível mal.  Docente: Promotor de Justiça do Ministério Público Leonardo Giardin 

 

AULA 2 (09/11)

Tema: Técnicas, doutrina e treinamento das PM como polícia de atuação ostensiva e como tropa: semelhantes às de outros países e seguindo nossa peculiaridades.  Docente:  Coronel PM Fábio Cajueiro

Tema: Atuação do sistema disciplinar (transgressões) militar e das justiças militares no interesse na manutenção da hierarquia e disciplina como garantidoras das liberdades, vida, patrimônio e propriedade privados e patrimônio público.  Docente: Palestrante nas áreas de Inteligência, Segurança Pública e Defesa Fabio Costa Pereira

 

AULA 3 (10/11)

Tema: Policiofobia da imprensa, academia, profissionais do Direito, ONGs e outros setores.  Docente: Promotor de justiça do Estado do Rio Grande do Sul Sílvio Munhoz

Tema: Descriminalização das drogas e Policiofobia: o que está por trás disso e prováveis consequências.   Docente: debate com todos

O curso de aperfeiçoamento "Ativismo Judicial, Ministerial e Juristocracia" tem como objetivo mostrar que o ativismo judicial e ministerial e a Juristocracia colocam em risco a Democracia. O curso foi dividido em 3 (três) partes.

Orientador  pedagógico: Adriano Alves-Marreiros

 

AULA 1 (24/10)

Tema: Originalismo e ativismo judicial  Docente: Magistrado Federal - TRT-8 Harley Wanzeller

Tema: "Funções" contramajoritária, representativa e iluminista Docente: Mestre em Direito Adriano Alves-Marreiros

 

AULA 2 (25/10)

Tema: Ativismo Judicial e Ministerial no Brasil Docente: Mestre em Direito Adriano Alves-Marreiros

Tema: Linguagem e Inconstitucionalidade da Constituição Docente: Promotora de Justiça com atuação criminal Cláudia Piovezan

Tema: Ativismo Judicial e decisões sobre ensino Docente: Advogada Isabelle Monteiro

 

AULA 3 (27/10)

Tema: Súmula das Algemas e outras decisões ativistas do STF Docente:  Procurador da República Cleber Neto

Tema: Ativismo e Juristocracia Docente: Professora Ludmila Lins Grilo

Tema: Debate sobre ativismo judicial, ministerial e juristocracia  Docentes: Mestre em Direito Adriano Alves-Marreiros, Procurador da República Cleber Neto, Advogada Isabelle Monteiro e Promotora de Justiça com atuação criminal Cláudia Piovezan

   O curso "Direito do trabalho no esporte: repercussões práticas", ministrado pelo Doutorando em Ciências Jurídico-Empresariais Rafael Teixeira Ramos, têm como objetivos transmitir noções elementares das especificidades do contrato especial de trabalho desportivo e do contrato de formação desportiva; Fazer demonstração prática e jurisprudencial dessas espécies contratuais; Distinção da competência material da Justiça do Trabalho e da Justiça Desportiva: as dificuldades práticas nos casos da competência sobre a formação desportiva e também sobre a prática desportiva profissional relacionada à atuação do Ministério Público do Trabalho. O curso foi dividido em cinco aulas.

Orientador Pedagógico: Pedro Melo Pouchain Ribeiro

 

AULA 1 (12/09)

 

AULA 2 (13/09)

 

AULA 3 (14/09) 

 

AULA 4 (15/09) 

 

AULA 5 (16/09) 

 

Acesse também o slide

O curso de aperfeiçoamento "O Direito Financeiro a partir da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e suas Repercussões nas Funções do Ministério Público" tem como foco analisar a jurisprudência do STF em matéria financeira e suas interfaces com o mister constitucional do Ministério Público.

Orientador pedagógico: Lucas Bevilacqua Cabianca Vieira

 

A aula "Orçamento Público na Constituição de 1988", ministrada em 5 de julho, visa compreender cada uma das fases do processo legislativo orçamentário, bem como, a natureza e operação do Orçamento Público na perspectiva do princípio da separação dos poderes e do federalismo fiscal brasileiro.

Docentes: Lucas Bevilacqua e Leonardo Buíssa

 

A aula "Receita Pública", ministrada em 6 de julho, tem como finalidade compreender as diferentes categorias de receitas públicas e seu regime constitucional arrecadatório e distributivo na perspectiva do federalismo fiscal do equilíbrio.

Docente: Lucas Bevilacqua

 

A aula "Despesa Pública", ministrada em 7 de julho, tem como objetivo compreender as diferentes naturezas de despesas públicas e o regime constitucional de gastos obrigatórios na garantia dos Direitos fundamentais à Saúde e Educação.

Docente: Lucas Bevilacqua

parte 1/2

parte 2/2

 

A aula "Dívida Pública", ministrada em 8 de julho, tem como foco Compreender o conceito e limites da Dívida Pública e operações de antecipação de receitas orçamentárias (ARO) no federalismo fiscal brasileiro.

Docentes: Rafael Fonseca e Lucas Bevilacqua

O curso "Inclusão social e econômica de catadoras e catadores de materiais  recicláveis" tem como objetivo estudar estratégias para a promoção da inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O curso foi dividido em três aulas.

Orientadora pedagógica: Margaret Matos de Carvalho

 

AULA 1 (16/08)

Docente: Margaret Matos de Carvalho

 

AULA 2 (17/08)

Docente: Ileana Neiva Mousinho

 

AULA 3 (18/08)

Docente: Fábio Aurélio Alcure 

O curso de aperfeiçoamento "Resolutividade e novas formas de atuação", ministrado no dia 13 de maio, tem como foco apresentar e demonstrar novas formas de atuação resolutiva extrajudicial, que podem ser mais eficientes que a atuação tradicional atual.

Orientador pedagógicos:  Carlos Vinícius Ribeiro

Docentes: Henrique da Rosa Zlesemer e Vinícius Secco Zoponi 

A tomada de decisões no serviço público deve ser imbuída de responsabilidade e racionalidade. Entretanto, a tomada de decisão em sistemas complexos carece de ferramentas, métodos e mentalidades apropriadas para ocorrer de maneira ótima e tempestiva. Esse curso se propõe a apresentar os principais obstáculos para que elas ocorram (como vieses cognitivos e preconceitos), bem como estratégias e instrumentos para potencializar e aprimorar esses processos.

Orientador pedagógico: Tatiana Jebrine

Docente único: Gino Terentim

A aula 1 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 21 de junho, tem como objetivo explorar a abordagem do pensamento sistêmico e a quinta disciplina.  Conceituar e exemplificar mapeamento de sistemas.

 

aula 2 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 23 de junho, tem como objetivo relacionar cadeias de valor e wardley mapping.

 

aula 3 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 28 de junho, tem como objetivo reconhecer e tratar os vieses cognitivos no processo decisório.

aula 4 sobre gestão e sistemas ordenados, ministrada no dia 29 de junho, tem como objetivo identificar a aplicabilidade de Big Data e ferramentas para análise de dados na gestão e sistemas ordenados. Explicar a construção e avaliação de modelos preditivos.

 

aula 5 navegando na complexidade, ministrada no dia 30 de junho, tem como objetivo investigar as temáticas de sense-makiing e extração de narrativas, com future backwards para sinas fracos e estratégia antecipativa.

 

Material Complementar: Curadoria de Conteúdo - Slides - Tomada de Decisão em Sistemas Complexos