Outros temas
VoltarAtividade acadêmica gravada em junho de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Carlos Vinícius Ribeiro, com o objetivo de apresentar e demonstrar novas formas de atuação resolutiva extrajudicial, que podem ser mais eficientes que a atuação tradicional atual.
Docentes: Henrique da Rosa Zlesemer e Vinícius Secco Zoponi
Atividade acadêmica gravada em junho de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Tatiana Jebrine, com o objetivo de apresentar os principais obstáculos para que elas ocorram (como vieses cognitivos e preconceitos), bem como estratégias e instrumentos para potencializar e aprimorar esses processos.
A aula 1 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 21 de junho, tem como objetivo explorar a abordagem do pensamento sistêmico e a quinta disciplina. Conceituar e exemplificar mapeamento de sistemas.
A aula 2 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 23 de junho, tem como objetivo relacionar cadeias de valor e wardley mapping.
A aula 3 sobre pensamento sistêmico, ministrada no dia 28 de junho, tem como objetivo reconhecer e tratar os vieses cognitivos no processo decisório.
A aula 4 sobre gestão e sistemas ordenados, ministrada no dia 29 de junho, tem como objetivo identificar a aplicabilidade de Big Data e ferramentas para análise de dados na gestão e sistemas ordenados. Explicar a construção e avaliação de modelos preditivos.
A aula 5 navegando na complexidade, ministrada no dia 30 de junho, tem como objetivo investigar as temáticas de sense-makiing e extração de narrativas, com future backwards para sinas fracos e estratégia antecipativa.
Material Complementar: Curadoria de Conteúdo - Slides - Tomada de Decisão em Sistemas Complexos
Atividade acadêmica gravada em agosto de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Sávio Neves do Nascimento, com o objetivo de buscar reunir elementos sobre as possibilidades de intervenção comportamental relevantes para as áreas de atuação do MP e encontrar resposta à pergunta "Quais atividades do MP, na tomada de decisão, estão sujeitas a vieses?". O curso foi dividido em 2 partes.
AULA 1 (25/08)
AULA 2 (26/08)
PARTE 2 (26/08)
Atividade acadêmica gravada em maio de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica de Nális Torres de Carvalho, com o objetivo de capacitar a compreensão da evolução e dos principais conceitos do campo das ciências comportamentais e suas implicações para a prática das políticas públicas. O curso foi dividido em oito partes.
AULA 1 (17/05)
Objetivo: Examinar a proposta da teoria da escolha racional e sua potencial aplicação no serviço público. Ademais, identificar aspectos introdutórios da economia comportamental.
AULA 2 (18/05)
Objetivo: Reconhecer aspectos da racionalidade limitada e comparar a satisfação com a maximização. Ademais, descrever os modelos duais de processamento mental.
AULA 3 (19/05)
Objetivo: Identificar as características da Teoria Prospectiva, as Heurísticas e vieses.
AULA 4 (20/05)
Objetivo: Discutir sobre conformidade, normas sociais e identidade. Ademais, compreender a atenção e o autocontrole limitados.
AULA 5 (24/05)
Objetivo: Examinar os processos mentais relacionados à escassez e explorar a temática de escolhas intertemporais.
AULA 6 (25/05)
Objetivo: Compreender o paternalismo libertário e arquitetura da escolha. Ademais, examinar o emprego de "nudges" e outros instrumentos comportamentais.
AULA 7 (26/05)
Objetivo: Analisar metodologias de aplicação de insights comportamentais e examinar estudos de casos.
AULA 8 (27/05)
Objetivo: Associar ciências comportamentais e regulação.
Atividade acadêmica gravada em junho de 2026, desenvolvida sob orientação pedagógica de Pedro Pouchain, com o objetivo de compreender a sistematização teórica da imputação objetiva; apresentar a aplicabilidade da teoria, por meio da discussão de casos (fictícios e jurisprudências) e verificar a capacidade de rendimento da teoria da imputação objetiva nos crimes de perigo.
Atividade acadêmica gravada em outubro de 2022, desenvolvida sob orientação pedagógica Tiago Alves de Figueirêdo com o objetivo de Discutir questões teóricas e práticas a respeito da liberdade de expressão nos dias atuais.
Foram convidados especialistas, entre arquitetos, juristas, advogados, cientistas políticos, filósofos, antropólogo, artista, psicanalista e professores. Em cada cidade foi abordado um tema específico: democracia e direitos contramajoritários; democracia na era digital; construção democrática e sociedade do medo; capital e trabalho na construção democrática; a cidade como espaço democrático; e desafios da democracia socioambiental.
As informações completas estão em http://escola.mpu.mp.br/h/dialogos/apresentacao.
Atividade acadêmica gravada em novembro de 2021, desenvolvida sob orientação pedagógica Ana Carolina Estremadoiro Prudente do Amaral e Adílson Paulo Prudente do Amaral Filho, com o objetivo apresentar o processo judicial histórico como pertencente ao patrimônio cultural brasileiro, examinando aspectos técnicos de sua preservação, manuseio e disponibilização ao público e à pesquisa por meio de sua edição filológica, especialmente sob a ótica da curadoria de bens históricos. Analisar as normas jurídicas que regulam a sua preservação e o acesso a tais documentos.
Aula 1/2
Aula 2/2
Atividade acadêmica gravada em Agosto de 2021, desenvolvida sob orientação pedagógica Mario Luís Grangeia, com o objetivo Sumarizar virtudes e vícios do MP e sociedade civil para efetivar direitos; analisar casos concretos de interação entre MP e sociedade civil; indicar oportunidades e limites desses enlaces Estado-sociedade
Aula única
Atividade acadêmica gravada em outubro de 2021, desenvolvida sob orientação pedagógica de Carlos Roberto Gomes dos Santos, com o objetivo de capacitar os alunos a redigir atos oficiais de maneira clara, objetiva, direta e em consonância com as normas e manuais de redação oficial.
Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Aula 5
Atividade acadêmica gravada em julho de 2021, desenvolvida sob orientação pedagógica Luciana Asper y Valdes (nome) com o objetivo de , o Projeto NaMoral visa apresentar para o Ministério Público Brasileiro, bem como aos diversos segmentos da sociedade civil, comunidade acadêmica e escolar, empresários, etc.. uma oportunidade para se levar a cultura da integridade aos jovens em ambientes escolares, esportivos ou sociais. Dessa forma, compartilhar um pouco da história, propósitos e estratégias de como o Projeto NaMoral, por meio de uma tecnologia social gameficada e metodologias ativas, leva vivências práticas de ética, integridade e cidadania aos jovens, construindo ecossistemas de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da Integridade.