Motivação como estratégia: um estudo de caso com servidores do MPT/RS e do MPF/RS

Authors

  • Morgana Leal Becker

Keywords:

Ministério Público da União, Gestão pública, Satisfação, Motivação, Planejamento estratégico

Abstract

O objetivo geral deste artigo consiste em apresentar estudo de caso que avalia se o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, estão cumprindo as determinações dos seus planejamentos estratégicos quanto às políticas ligadas à valorização e ao desenvolvimento dos recursos humanos, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho motivador, onde seja possível o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Para atingir esse objetivo, realizou-se, inicialmente, revisão bibliográfica acerca dos temas de planejamento estratégico e motivação. Em uma segunda etapa, fez-se uso de pesquisa qualitativa entre servidores de carreira do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho lotados em procuradorias instaladas no Estado do Rio Grande do Sul a fim de se avaliar o nível de motivação desses servidores. Aplicou-se questionário com questões elaboradas com fundamento nas teorias motivacionais de Abraham Maslow, Douglas McGregor, Frederick Herzberg e Victor Vroom. Com base na análise de conteúdo das respostas obtidas, identificou-se o nível de motivação dos servidores. Confrontou-se esse resultado com determinações dos planejamentos estratégicos dos ramos estudados e concluiu-se que, atualmente, essas instituições não conseguem cumprir de forma satisfatória as políticas relacionadas à valorização dos servidores.

Author Biography

Morgana Leal Becker

Servidora do Ministério Público da União (MPU). Especialista em gestão do comportamento organizacional pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Published

2014-12-30

How to Cite

Becker, M. L. . (2014). Motivação como estratégia: um estudo de caso com servidores do MPT/RS e do MPF/RS . Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, (42/43), 405–429. Retrieved from https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/430