publicado 15/06/2020 15h58, última modificação 29/06/2023 17h48

O InovaEscola – Laboratório de Transformação é o espaço de inovação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) que busca fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação e se propõe a fazer isso por meio de aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos e experiências.

Embora formalmente instituído em junho de 2020, o laboratório teve seus trabalhos iniciados em fevereiro daquele ano, os quais atravessaram todos os percalços e desafios impostos pela pandemia de covid-19. Ao longo desse tempo, o InovaEscola liderou e fomentou transformações na ESMPU. Hoje, podemos dizer que a transformação está incorporada aos eventos realizados na ESMPU.

O InovaEscola atua em cinco frentes:

• Produção de evidências por meio do fomento de estudo e pesquisa;
  • Desenvolvimento humano, a partir de de ensino e extensão voltadas para competências;
  • Compartilhamento e gestão do conhecimento a partir da análise de casos, problemas e soluções, além de estratégias para promover, adquirir, compartilhar e utilizar conhecimento;
  • Experimentação de novos produtos, serviços e incubação de soluções de problemas; e
  • Formação de redes de colaboração, cooperação e estratégia.

Confira abaixo o livreto com as principais entregas e realizações do InovaEscola em três anos de jornada:

A estrutura física do laboratório foi pensada para ser acolhedora e lúdica e, ainda, para potencializar a criatividade e o processo de inovação. É, também, um local que propicia interação, um espaço de oxigenação para conexão entre membros e servidores e trocas entres todos os usuários que passam pela Escola.