1º Aniversário do InovaEscola

publicado 10/11/2020 15h18, última modificação 11/06/2021 17h41
O 1º Ciclo de Debates inaugurou as atividades do InovaEscola, o laboratório de transformação da ESMPU, que nasceu no meio da pandemia de COVID-19 em 2020.

A Roda de Conversa "1° Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do Ministério Público: Principais resultados" ocorreu no dia 17 de junho de 2021.

O debate contou com a participação de Lígia Maria (Assessora-Chefe de Estratégia e Inovação Institucional da ESMPU), Davi Romão (Diretor executivo adjunto do Instituto Veredas) e de Guilherme Almeida (pesquisador e inovador da Enap).

Você pode conferir o evento aqui.

Clique aqui para conferir a facilitação gráfica realizada no dia.

Recomendações do InovaEscola
1. Podcast sobre o 1° Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público, o episódio #006 do Rotas&Futuros.

2. Relatório resumido do 1º Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público, elaborado pelo Instituto Veredas.

3. Apresentação do 1° Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do Ministério Público.

4. Mapa Georreferenciado do Ecossistema de Inovação do MP

A Roda de Conversa "Laboratórios de inovação no MP: experiências e contribuições", que contará com os debatedores André Clark, Guilherme Zattar, Juliana Marques e Octávio Gondim, ocorreu no dia 15 de junho de 2021.

Você pode conferir o debate aqui.

Recomendações do Laboratório
1. Artigo sobre Inovação e Políticas Públicas e entrevista em vídeo com Humberto Dantas, Roberto Agune (consultor do setor público) e Germano Guimarães (co-fundador e diretor do Grupo Tellus).

2. E-book Growing Government Innovation Labs - an Insider's Guide , uma publicação do FutureGov (https://wearefuturegov.com/) e do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Publicação "Criando Laboratórios de Inovação no Governo - um guia feito por insiders", em inglês).

3. Entrevista em vídeo LAB TALK [#2] - Laboratórios de Inovação em Governo - Erika Benevides (Laboratório de Inovação da Fundacentro) e Adriana Hilu conversam com Eduardo Azevedo(BIDlab), João Sigora (Gnova/Enap), José Macedo (IrisLab) e Vitor Fazio (011).lab e).

Apresentações dos debatedores

1. Apresentação de Juliana Marques

2. Apresentação de Dr. Octávio Neto

3. Apresentação do Dr. Guilherme Zattar

Recomendações dos debatedores

1. Livro "A Cultura da Experimentação: Como os experimentos nos negócios podem melhorar sua capacidade de inovação", de Stefan H. Thomke, Editora Benvirá.

2. Livro "Previsivelmente Irracional: As forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas", de Dan Ariely, Editora Sextante.

3. Livro "Rápido e Devagar: Duas formas de pensar", de Daniel Kahneman, Editora Objetiva.

4. Livro "Todo Mundo Mente: O que a internet e os dados dizem sobre quem realmente somos", de Seth Stephens-Davidowitz, Editora Alta Books.

5. Livro "Vida 3.0: O ser humano na era da inteligência artificial", de Max Tegmark, Editora Benvirá.

6. Podcast Future Law Cast.

7. Podcast Direito 4.0.

8. Filme "Ela", escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze.

9. Filme "O Homem que Mudou o Jogo" dirigido por Bennett Miller, com roteiro de Steven Zaillian, Stan Chervin e Aaron Sorkin baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis.